Produtores de tabaco economizam pelo menos R$ 900,00 na construção de armário para depósito de agrotóxicos. A ULT fornece a planta, que segue o que preconiza a NR 31

Garantir a segurança do agricultor na produção do tabaco e respeitar o que preconiza a Norma Regulamentadora 31 (NR). Esses são alguns dos princÃpios da Universal Leaf Tabacos (ULT), empresa que atua no municÃpio de Itaiópolis. Na manhã da última quinta-feira (24) a “Gazeta de Itaiópolis†visitou em companhia do responsável pelo desenvolvimento do programa Produtor 10 da ULT Everton Marafon a propriedade de Valdemar Pamfil, de 49 anos.
As terras de Valdemar se localizam na localidade de Rio do Tigre. A propriedade é diversificada, e a famÃlia produz além do tabaco para a ULT, maçã e leite. Seu Valdemar acompanhou e fez questão de exibir o armário para depósito de agrotóxicos, que ele mesmo construiu seguindo a planta fornecida pela ULT. O armário foi construÃdo a 30 metros do curso d’água. Ele obedece ao estabelecido na NR 31 e têm dimensões de 1,0 X 0,60 metros, sendo subdividido em prateleiras para a estocagem de embalagens vazias de agrotóxicos, para produto quÃmico em pó, produto quÃmico lÃquido e tem capacidade para abrigar o pulverizador costal.
Antes do surgimento da padronização dos armários para acomodar agrotóxicos, os produtores armazenavam os produtos nos paióis, e no caso de Valdemar não foi diferente. Conta o fumicultor que a maneira tradicional não era segura e exalava mau cheiro, pois disputava espaço no próprio galpão, ao lado da estufa. Com a instalação do novo armário, para os agrotóxicos, o problema foi resolvido, pois os produtos ficam longe da casa da famÃlia e não exalam aroma nos espaços de trabalho junto ao paiol. Sem contar, segundo Valdemar, na segurança, pois o armário é protegido com telas de arame além de ser trancado com fechadura.
O armário também possui caixa coletora, em caso de vazamento acidental dos resÃduos de agrotóxico. O fumicultor construiu o armário por conta própria, seguindo o modelo da planta. A famÃlia economizou cerca de R$ 900,00, acaso tivesse adquirido armário de empresas particulares. Valdemar está na lida do tabaco há 20 anos. Por mais que a situação de mercado para a comercialização do tabaco não esteja favorável, ainda o cultivo do tabaco é o mais rentável, segundo o produtor Valdemar. Dos 35 hectares da famÃlia, o tabaco ocupa uma área de apenas 04 hectares.
No Rio do Tigre são quatro produtores que fazem parte do Programa Produtor 10 da ULT e Valdemar é um deles. A empresa ULT trabalha intensamente no combate ao trabalho infantil nas lavouras de tabaco. A empresa trabalha também na conscientização da utilização de madeira proveniente de reflorestamento (exótica) para a cura do fumo e exige a instalação do armário para as embalagens de agrotóxicos. São parceiros do trabalho desenvolvido pela ULT o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis, a Epagri local e a Fetaesc.

e as medidas desse armario po escoamento da agua o piso