Vereador pleiteia construção de Creche no Distrito de Moema

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 23/10/2011 - 20h30

O vereador Alcides Nieckarz, durante discurso na última sessão do poder Legislativo, realizada na segunda, 17 de outubro, pediu ao poder Executivo a construção de uma creche na localidade de Moema. Segundo o vereador, foi procurado por algumas mães do Distrito de Moema que necessitam urgentemente de uma creche.

Segundo Nieckarz, a instalação de uma creche na Moema já foi promessa de campanha, mas até então não foi cumprida. Os moradores esperam pela creche até hoje, principalmente as mães que precisam trabalhar na lavoura e não tem com quem deixar seus filhos menores.

De acordo com o vereador Alcides, a Legislação impede as mães de levarem as crianças para a lavoura, principalmente pelo contato com os agrotóxicos, que são prejudiciais. O parlamentar disse que a Moema é um Distrito organizado e que está em crescimento. Um dos sinônimos do crescimento e desenvolvimento são investimentos do poder público e neste caso, a implantação de uma creche seria um dos serviços básicos a população.

O vereador Nieckarz fez indicação na tribuna da Câmara para a Prefeitura construir ou alugar uma sala para o funcionamento de uma creche na Moema. Segundo Alcides, alguns moradores têm interesse em ceder imóvel particular a Prefeitura, para que a creche seja efetivamente instalada.

O vereador também parabenizou os professores do município pela passagem do dia do professor (15 de outubro) e se colocou a disposição para atender os pleitos da categoria, que são representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Creche é promessa de três anos, dizem moradores da Moema

A “Gazeta de Itaiópolis†foi até o Distrito de Moema, na última quarta-feira, 19 de outubro. Segundo a empresária Clara Winiarski Zielinski, de 60 anos, que atua como comerciante as margens da rodovia SC 477 a 35 anos, a creche é uma necessidade urgente para a Moema. Clara tem três filhas, todas com crianças menores que dependem do serviço de uma creche.

Segundo a família Zielinski, o Distrito de Moema já tem demanda para duas creches. Só nas proximidades do Restaurante da Clara, existem pelo menos 30 crianças de 0 a 3 anos que dependem de creche. Os moradores disseram que existe um imóvel com edificação, que pertence ao Estado e que poderia ser usado para a instalação da creche. Atualmente esse imóvel é utilizado para a realização de bingos e de atividades de Clube de Mães.

A família de Clara disse que a construção de uma creche na Moema é promessa do atual prefeito há três anos. A empresária disse que as mulheres agricultoras não têm onde deixar seus filhos, para atuarem na lavoura. O mesmo acontece com as professoras, que não tem onde deixar os filhos para trabalhar. A empresária reclama que não há retorno dos impostos, principalmente na instalação de serviços básicos como, por exemplo, a creche. Clara disse que concorda em ceder imóvel de sua propriedade para a instalação da creche.

O Distrito de Moema tem um pré-escolar “Cantinho Felizâ€, para crianças a partir de cinco anos. O pré funciona junto a Escola Estadual Paulo Cristiano Heyse. As mães disseram que, se não sair à creche na Moema, vão juntar as crianças e levar até a Prefeitura. Em menos de 10 minutos, as mães reuniram para uma foto oito crianças que precisam de creche, de apenas três residências.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.