Vereadora faz homenagem ao dia do professor

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 16/10/2010 - 11h39

Ontem se comemorou uma data especial em Itaiópolis e nos demais municípios da república Brasileira. Dia 15 de outubro é o dia do professor. Aquele mestre educador que ensinou e continua a ensinar o A-E-I-O-U aos pequenos, assim como as demais consoantes do alfabete brasileiro. O professor é o segundo pai na vida de um aluno. É ele que acompanha o desenvolvimento da criança, suas habilidades e fraquezas, perante uma sociedade imprevisível.

É bom recordar os tempos de ensino fundamental e lançar desafio de lembrar o nome da primeira professora ou professor, em nível de primeira série do ensino fundamental. Eu lembro: quem me ensinou a juntar as letrinhas e formar palavras, na escola Odir Zanelatto, no bairro Lucena foi Ana Lozovei Bauer. A você mestre e eterna educadora devo a obrigação de agradecer por hoje estar redigindo este texto. A data não passou despercebida também pela vereadora Marlete Arbigaus (PP), que também é docente. Na última reunião do poder Legislativo, realizada na segunda (11), a parlamentar direcionou discurso aos professores e professoras da rede municipal e estadual de ensino do município de Itaiópolis.

Na ocasião, a vereadora parabenizou a todos os mestres, pela passagem do dia do Professor, 15 de outubro. “A reflexão é necessária, que estes dias sejam de reconhecimento do trabalho destes profissionais, que atuam diariamente com os alunos, exercendo a cidadania e o direito de aprendizagem na vida de nossas crianças. O trabalho dos professores é de grande importância, pois o futuro de nossos alunos depende da bagagem que transmitem no dia-a-dia” disse a vereadora. A vereadora enfatizou também a carência de benefícios, que acomete docentes da rede municipal de ensino, principalmente no tocante a defasagem salarial.

Vereadora, mas também professora defende a classe

Na condição de vereadora e também professora, Marlete Arbigaus, luta na defesa dos direitos de toda a classe profissional. Para os docentes, a parlamentar apresentou na sessão do dia 19 de julho de 2010 as indicações de números 414 e 58, que solicitavam ao poder executivo municipal para que através da Secretaria municipal de educação, seja atualizada a Lei Municipal número 37 de 1994, que instituiu o Plano de Cargos e Salários aos professores da rede municipal.

A lei prevê tabela de reajuste por níveis de habilitação para professores (profissionais) com curso superior, pós – graduados e outros modalidades de aperfeiçoamento. “Os professores estão sendo prejudicados, pois não obtém a progressão a partir de reajuste salarial” explicou a vereadora. A parlamentar encerrou seu pronunciamento reafirmando sua batalha incansável nas reivindicações, ajustes e alterações no plano de cargos e salários dos profissionais.

O objetivo da vereadora é garantir ao professor piso salarial conforme  sua habilitação. Ainda, Marlete enfatizou o trabalho do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na defesa dos interesses dos servidores. “Enalteço a  união da equipe dos educadores, que pertencem a esta municipalidade, na luta infindável na busca de suas aspirações, que são, certamente, fundamentais neste processo” explica.

Marlete deixou a tribuna livre da Casa de Leis proferindo uma frase de Paulo Freire – “Aos professores, fica o convite, para que não descuidem de sua missão de educar. Pois a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”. Na quinta-feira, 14 de outubro, a vereadora Marlete realizou visitas aos professores aposentados, com entrega de presentes. Os detalhes e as fotos dessa homenagem podem ser conferidos no blog da parlamentar: www.marletearbigaus.blogspot.com.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.