
Implantado em 2003 pelo governo do estado o Programa âLeite das Criançasâ, que atende crianças com idade entre 6 e 36 meses, tem como objetivo reduzir as deficiĂȘncias nutricionais, desencadeando açÔes que contribuam para a redução dos Ăndices de morbidade, mortalidade e desnutrição infantil.
Hoje, em Quitandinha, segundo Francieli InĂȘs Gonçalves do Vale, responsĂĄvel pelo programa no municĂpio, sĂŁo 350 crianças atendidas pelo programa. âSomente na gestĂŁo atual o nĂșmero de crianças atendidas pelo programa saltou de 90 para 350â, revela a assistente social, referindo-se a atual administração do municĂpio.
Segundo Francieli, o incentivo desta administração e tambĂ©m o Ăłtimo trabalho das Secretarias de SaĂșde e da Ação Social, tem sido fundamentais para a expansĂŁo do programa em Quitandinha. âTodos os dias tem mĂŁes fazendo as inscriçÔes no programa. SĂŁo aproximadamente 35 informaçÔes, inscriçÔes ou transferĂȘncias do programa todos os mesesâ, frisa.
Hoje a regiĂŁo que mais recebe o benefĂcio Ă© a urbana, com mais de 100 pessoas beneficiadas. Enquanto isso, a comunidade de Doce Fino fica com o segundo lugar, com 73 famĂlias.
Atualmente quem faz a classificação e o acompanhamento dos aprovados no programa em Quitandinha Ă© o ComitĂȘ Gestor, que Ă© composto por pessoas da comunidade. Um dos requisitos para participar do programa Ă© que as famĂlias tenham uma renda mĂ©dia per capita mensal inferior a meio salĂĄrio mĂnimo.
Ao serem aprovados, os participantes do programa recebem leite fluĂdo, pasteurizado, com baixo teor de gordura, apenas 3% e enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Os nutrientes do leite ajudam a previnir a desnutrição, um dos principais problemas das crianças, responsĂĄvel tambĂ©m pelo grande Ăndice de mortalidade infantil.
Hoje o leite Ă© distribuĂdo de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, com o limite de 7 litros por criança atendida. De forma simultĂąnea ao repasse do benefĂcio, o programa tambĂ©m tem por objetivo estimular a organização e a qualificação das bacias leiteiras locais e regionais por meio do exercĂcio do poder de compra, estimulando o incremento da produção, a geração de renda e a manutenção de empregos no campo, criando oportunidades para a manutenção de pessoas no interior.

Muito importante este programa. Espero que continue.