
“Fantástico. Melhor é impossível”. Foi desta forma que o estudante Lucas Josiel Lesniovski, de apenas 11 anos, avaliou o novo Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, do município de Quitandinha. Ele, como cerca de outros mil alunos, retornou às aulas na última segunda-feira (16), na nova estrutura educacional da cidade.
Apesar da pouca idade, Lesniovski ainda demonstrou ter consciência sobre a importância do investimento e de terem um novo local para estudar. “Temos que procurar preservar agora”, frisou o aluno da 5ª Série da rede estadual de ensino.
Companheiro de sala de Lesniovski, Elielton Mazur, de 10 anos, também aprovou o novo colégio, destacando principalmente o novo refeitório. “Ficou muito bom”, destacou ele.
Já as alunas Thais de Lima Pilaty e Suelen Barbosa Rodrigues, ambas da 7ª Série, preferiram valorizar o novo espaço. “O colégio ficou muito bonito. Agora a gente tem até um espaço mais amplo”, avaliaram as estudantes.
Agora os estudantes deverão se adaptar com novas regras, ambas aprovadas pela direção pedagógica do colégio, bem como pelos pais. Oração antes das aulas, zelo com toda a estrutura estão entre os principais. “Agora são novas regras que visam preservar este colégio”, explicou o diretor da instituição, Ednei Mlenek, que junto com o prefeito Neco Prado, visitou todas as salas no primeiro dia de aula.
“Um local novo e arejado motiva os alunos a estudarem ainda mais. Esse é um investimento em longo prazo, o qual veremos o resultado somente nos próximos anos com a nova avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, explica Neco, destacando as notas do colégio na última avaliação do MEC. Os alunos atingiram 5,0, superando a meta estabelecida para o município, enquanto a nota média do Paraná foi de 4,3.
Todos os alunos quitandinhenses fazem parte de uma nova geração do município que estão sendo privilegiados por uma série de investimentos que a atual administração vem fazendo na área da educação nos últimos anos, colocando a cidade como referência e servindo como modelo em toda a região.
Além do investimento de construção do novo Colégio Eleutério, entre as principais conquistas estão à compra de 10 novos ônibus para o transporte escolar, como também o início da construção de uma nova escola municipal na comunidade do Engenho Velho. Atualmente acontece a terraplanagem do local que irá receber cerca de R$ 2,5 milhões em investimentos.
“Estamos trabalhando maciçamente na área da educação. Educar com qualidade é preciso, pois reflete nas mais diversas áreas, entre ela o da segurança. Mantendo os estudantes nas escolas estamos distanciando eles (alunos) das drogas”, exemplificou o prefeito, insinuando ainda novidades para educação nos próximos dias.
“Nossa equipe esta trabalhando em mais um grande investimento para a área da educação e que nos próximos dias estaremos comunicando toda a população quitandinhense sobre mais esta importante conquista”, finalizou o prefeito Neco Prado.
