
Foto: João Paulo
As freqüentes chuvas dos últimos dias trouxeram grandes transtornos para as prefeituras da região da Associação dos MunicÃpios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). As dificuldades estão sendo especialmente para a recuperação das estradas rurais.
No municÃpio de Piên as chuvas dos últimos dias danificaram estradas consideradas importantes para o deslocamento dos agricultores até a sede do municÃpio.
Em Mandirituba o prefeito Machadinho espera uma melhora no tempo para que se possa dar continuidade ao trabalho nas estradas.
A situação não é diferente nas cidades de Campo do Tenente, Tijucas do Sul e Quitandinha. Os municÃpios estão sofrendo com os danos causados e trabalham contra o tempo para recuperar parte das estradas para garantir o escoamento da safra de tabaco.
Cristiano Prado, secretário de desenvolvimento urbano e obras de Quitandinha, destaca que o trabalho de recuperação está sendo prejudicado pela umidade. “Quando chove não tem como pôr os equipamentos para trabalhar e após a chuva tem que esperar o terreno secar para o desenvolvimento das ações do setor. Mas temos que ter paciência e lembrar que apesar de tudo, vivemos numa região sem maiores problemas, se levarmos em consideração ao que está acontecendo no Rio de Janeiro, por exemplo†disse.
De acordo com as previsões, os meses de janeiro e fevereiro ainda seguem com bastante umidade, mas a partir de março há uma tendência de pouca chuva para os próximos quatro meses subseqüentes.
