Várias autoridades locais e estaduais estiveram reunidas no último dia 26, na cidade de Quitandinha, para celebrar a inauguração de mais uma importante obra que tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil no Paraná – A Clínica da Mulher, que faz parte do Projeto Pacto Estadual pela Vida.

Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito Neco Prado, o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Vilson Lipski, o deputado estadual Antônio Martins Anibelli, e o deputado estadual eleito no último dia 3 de outubro, Antônio Anibelli Neto, o presidente do Poder Legislativo de Quitandinha, Antônio Loir Esconiski, entre demais vereadores, secretários municipais e lideranças locais.
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, os Centros de Saúde da Mulher e da Criança tem uma missão importante na diminuição da mortalidade infantil. “Conheço poucas regiões no mundo que em uma década a mortalidade quase foi reduzida pela metade. Aqui no Paraná nós estamos fazendo nossa parte diminuindo de 19 por mil nascidos, em 2000, para 11,4 em 2010”, comentou.
Moreira salientou ainda a importância da dedicação dos funcionários no atendimento da população. “Mais que uma boa recepção as mulheres, a população também precisa muitas vezes de um carinho, um palavra de conforto. Isso tudo faz a diferença numa gestação”, disse Moreira.
A nova unidade de saúde de Quitandinha tem 256m² e irá oferecer a população quitandinhense consultas ginecológicas, pré-natal, pediatria, orientações e estímulo a amamentação, planejamento familiar, preventivo do câncer de colo de útero e mama, exame de ultra som, detecção e vigilância de risco gestacional, exame com cardiotacógrafo para verificar os batimentos cardíacos do bebê, raio-x odontológico, dentre outras ações educacionais.
Para a realização dos atendimentos será disponibilizada uma equipe que contará com um médico ginecologista/ obstetra, um pediatra, um dentista, um enfermeiro, técnicos de enfermagem, uma auxiliar de consultório dentário (ACD), um Técnico em Higiene Dental (THD), um administrativo para a recepção e um servente. Além disso, uma equipe alternativa também será implantada e contará com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e profissional de educação física.
Para a construção da Clínica da Mulher, o Governo Estadual por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e o Paranacidade, investiram na construção aproximadamente R$ 185 mil e disponibilizaram todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento.
