Encerrou nesta semana no município de Quitandinha mais um importante curso de capacitação para a população. A prefeitura local, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o SENAR, promoveu nos dias 9, 10 e 11, o Curso de Jardinagem.
Coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social de Quitandinha, o CRAS, no total 15 pessoas participaram do curso que teve a duração de 24 horas/aulas.
Instruídos por Renato de Moura Correa, instrutor do SENAR, durante o curso os alunos participaram de aulas teóricas e práticas. Entre as instruções estavam informações básicas sobre árvores, gramados, folhagens, plantas floríferas, plantas tóxicas e aquáticas.
Além disso, os alunos foram capacitados com ensinamentos sobre o reconhecimento do solo, textura, dimensão, topografia; materiais e sua manutenção; adubação; formação e propagação de plantas; tipos de plantio; irrigação, poda, forração, acabamentos, entre outros.
Nos últimos anos a Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Assistência Social, têm procurado promover vários cursos no município, além de diferenciá-los de região para região com o objetivo de qualificar a população para obtenção de uma renda alternativa.
De acordo com a secretária da Assistência Social, Silvia Anderle, a grande maioria dos cursos estão sendo realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR. “São muitos cursos que podem ser feitos pela população. Basta apenas as pessoas se inscreverem para iniciarem os cursos”, disse Silvia.
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Quitandinha devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, localizado na rua da Independência, número 156, e preencheram a ficha de inscrição. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3623-2138, com Carmem Rocha ou Andrea Czarneski.
