Fé leva cavaleiros de Quitandinha a cavalgarem mais de mil quilômetros até Aparecida do Norte

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 18/08/2015 - 10h30

Aproximadamente 1.030 quilômetros percorridos em 28 dias. Esse foi o tempo que oito corajosos cavaleiros de Quitandinha e região levaram para cavalgar esse trajeto que teve como destino final o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP).

Na manhã do dia 1º de julho, após a benção do Padre Mário Kovalczyk em frente a Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, do município de Quitandinha, os cavaleiros iniciaram a grande romaria depois de muito planejamento.

Zeca Mika, Jaime Taborda, Valdevino Borges, João Guapiára, Carlinhos Mendes, Paulo Sankio, Ari Précoma e Paulo Précoma, do grupo Resgate da Tradição, iniciaram a jornada com a cavalgada de aproximadamente 40 quilômetros por dia. Campo Magro, Rio Branco do Sul, Adrinópolis, Itú, Itupeva, São Miguel Arcanjo, entre tantas outras cidades estavam programadas neste percurso alternativo onde a estrada de chão era prioridade.

Depois de um longo dia de cavalgada, acampamentos, casas, fazendas, barracões e até mesmo pousadas estavam bem planejados para servirem de descanso até a jornada do próximo dia. Sem se esquecerem dos animais, cada cavaleiro levou mais um cavalo para o que mesmo também pudesse descansar.

Foi desta forma que os cavaleiros quitandinhenses e de Tijucas do Sul realizaram a 1ª Cavalgada Quitandinha/Aparecida do Norte. A fé o tradicionalismo foram o que mobilizaram esses cavaleiros a realizarem essa viagem. “Sempre fazemos essas cavalgadas aqui na região, mas nunca uma tão longa como esse. Depois de muito planejamento, conseguimos concluir essa em 28 dias”, comentou Zeca Mika.

Entre as curiosidades da viagem, a romaria não passou por nenhum dia de chuva. “Mesmo de longe a gente acompanhava que chovia muito em várias cidades, inclusive em Quitandinha. O tempo bom colaborou com a gente nessa viagem”, completou o cavaleiro, enaltecendo ainda a recepção por onde passaram. “Fomos muito bem acolhidos pelas pessoas por onde passamos. Isso é muito gratificante”, disse ele.

A recepção no Santuário também foi destacada por Mika. “Nossos familiares e amigos estavam todos lá nos aguardando chegar”, conta o cavaleiro, que valorizou também a equipe de apoio que acompanhou toda a viagem. “Todos foram muito importantes para concluirmos esse projeto”, afirma ele sobre os apoiadores Telmo Donato, Guga Donato, Amilton Camargo e o Tio Toninho.

E os planos não param. Segundo ele, uma nova cavalgada para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida será realizada em 2020. “Estamos nos programamos já. Se alguém tiver coragem, é só ir com a gente”, concluiu Zeca. Antes, porém, no dia 1º de julho de 2016 outra cavalgada já está programada. A romaria vai até Nova Trento (SC), no Santuário de Santa Paulina. Essa viagem deverá durar 12 dias.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.