Na segunda-feira (2), começou em todo paÃs a contagem do Censo 2010. No municÃpio de Quitandinha o primeiro a ser entrevistado pelos recenseadores foi o prefeito Neco Prado. Os dados foram coletados logo pela manhã e farão parte do resultado que revelará o impacto das mudanças socioeconômicas brasileiras na última década.
Na amostra de Quitandinha, 20% das residências do municÃpio vão receber os profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica, IBGE, órgão responsável pela coleta dos dados.
De acordo com os recenseadores, eles levam em mãos dois questionários distintos. O modelo básico, para contagem populacional, e o modelo para amostragem, que inclui questões mais aprofundadas sobre trabalho e rendimento, posse e qualidade da residência e consumo de bens duráveis. Este último, o qual é o aplicado em Quitandinha, leva em média 50 minutos para ser respondido pelo entrevistado.
Segundo Neco Prado, o Censo 2010, além de atualizar o número de habitantes do Brasil e revelar as mudanças socioeconômicas brasileiras da última década, terá um outro papel importante para os municÃpios: os repasses do Fundo de Participação dos MunicÃpios, o FPM. “As cidades pequenas, na qual inclui Quitandinha, depende deste repasse que é a principal fonte de renda de nosso municÃpio. Quanto maior o número de habitantes, maior será o orçamento repassado para Quitandinha, o que irá privilegiar os próximos prefeitosâ€, explica Neco, revelando que no Censo de 2009 o municÃpio apareceu com 16.608 habitantes.
A expectativa é, segundo Neco, que o próximo detalhamento da pesquisa apresente um número maior de quitandinhenses. “Estamos ansiosos pelos resultados. Quanto maior o número de habitantes de Quitandinha, maior será o nosso orçamento nos próximos anos. Assim poderemos investir ainda mais na nossa cidadeâ€, finalizou o prefeito.
