
O prefeito de Quitandinha, Márcio Rato, participou na última semana do lançamento da 4ª edição da Copa de Futebol da Integração Metropolitana. O evento foi confirmado durante o encontro realizado no auditório do Edifício Delta, no Centro Cívico, e que contou com a participação de representantes de 18 municípios que integram a Região Metropolitana, incluindo Curitiba.
A novidade desta edição é o lançamento da competição feminina, um projeto-piloto para que, nos anos seguintes, a disputa entre mulheres ganhe mais força e representatividade. A Copa Integração Metropolitana é organizada pela Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (SMAM) com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) e Federação Paranaense de Futebol. O presidente da Federação, Helio Cury, participou da reunião.
De acordo com secretário da SMAM, Valfrido Prado, a Copa Metropolitana, além da integração entre os municípios vizinhos, também deve servir para fomentar atividades recreativas e sociais nas cidades durante a realização dos jogos. “O esporte é uma grande ferramenta para a integração entre os municípios da RMC. Por isso queremos que os municípios participem e que façam destes jogos um evento ainda maior na sua localidade, fazendo com que a Copa se torne um atrativo a mais para os moradores”, afirmou Prado.
“Nada melhor que o esporte para fazer a integração de nossa região”, destacou o prefeito de Quitandinha, Márcio Rato, ressaltando a importância do evento e da participação da SMAM no projeto.
COMPETIÇÃO
Cada município que integra a RMC pode indicar time ou um selecionado (nas categorias masculino e feminino) como representante na competição. Podem ser inscritos atletas amadores com 18 anos ou mais.
Curitiba é a única cidade que contará com duas equipes inscritas, isso porque o atual campeão da competição – União Vila Torres – é da capital. A equipe indicada por Curitiba para disputar a Copa é o Esporte Clube São Braz, de Santa Felicidade (atual campeão da Copa Kaiser).
Os demais municípios devem apresentar sua inscrição (com o registro dos atletas) no próximo arbitral da competição, marcado para 22 de abril, na sede da FPF. No local também acontecerá o sorteio que definirá os confrontos da 1ª fase da competição e, consequentemente, os locais dos jogos. A disputa será no modelo “mata-mata”, com as equipes realizando um jogo em casa e outro como visitante. A abertura da Copa Integração Metropolitana será realizada em maio.
