
Todos os 215 mesários de Quitandinha convocados para trabalharem nas eleições do dia 3 de outubro deste ano, participaram nesta semana do treinamento do Cartório da Zona Eleitoral de Rio Negro. A capacitação aconteceu no Centro de Treinamento de Quitandinha, o CETEQUI, e contou com a presença do prefeito Neco Prado.
Conforme a nova lei, a obrigatoriedade de votar com o tÃtulo de eleitor e documento com foto e o uso correto da urna eletrônica foram alguns dos principais assuntos repassados aos mesários.
BENEFÃCIOS
A Lei 9.504/97 garante ao mesário o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral. Segundo o art. 98, “os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuÃzo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação”. O mesário também pode ser beneficiado em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.
