O professor João Ângelo, mestre em psicopedagogia da UnC – Universidade do Contestado (Lapa) foi o palestrante na manhã do dia 20/4 nas dependências do CETEQUI- para professores da APAE.
De acordo com o palestrante, que tratou o tema de avaliação do processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual e múltipla na educação, a inclusão sofre uma série de barreiras justamente pela falta de conhecimento das pessoas a respeito do processo. Para o palestrante, após ouvir alguns professores, a direção e outros participantes, destacou a atuação da entidade local que está trabalhando esse processo de inclusão dessas crianças que tem possibilidades de freqüentar o ensino regular, e isso ajuda muito na questão da educação, visto que esse é o objetivo da escola especial – fazer com que as crianças sejam incluídas e tenham um nível de aprendizado igual ao de outros alunos. Com relação à inclusão, salientou João Ângelo, não é um caminho de todo fácil, não se trata apenas de tirar um aluno de uma escola especial e colocá-lo numa escola de educação regular. Existe, disse o professor e mestre em psicopedagogia, que há todo um processo a ser feito, um processo educacional, o aluno precisa ter um mínimo de potencialidade para a aprendizagem a para que então possa freqüentar a escola regular.
A APAE de Quitandinha está de parabéns, salientou o palestrante”. O processo aqui desenvolvido, é feito com todo o acompanhamento exigido e necessário e, os alunos estão demonstrando que estão aprendendo, e a inclusão está acontecendo de alguma forma e, repercutindo muito bem dentro da comunidade escolar”.
Dirigiu os trabalhos iniciais a senhora Aparecida Machado, presidente da entidade local contando com a presença do professor Emerson Karasawa, titular da pasta de Educação.
