
Foto: João Paulo
Uma equipe de policiais do batalhão de polícia ambiental, com sede na cidade de São José dos Pinhais, visitou a prefeitura municipal de Quitandinha na última quarta-feira para fazer um alerta em relação a terraplanagens e corte de árvores no município.
Em conversa com o secretário de desenvolvimento urbano, Cristiano Prado, o Cabo Ricardo Lecheta recomendou que nenhuma espécie de árvores seja cortada sem autorização do órgão ambiental competente e também não é permitida terraplanagens sem a devida autorização.
De acordo com os militares, na área urbana, serviços de terraplanagens poderão ser executados com movimentação de solo em até cem metros cúbicos de terra, o equivalente a dez caminhões. Já na área rural, nenhum tipo de serviço de terraplanagem poderá ser executado sem essa autorização.
O Cabo Lecheta, chefe da equipe de fiscalização em toda a região da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep), destacou que a presença de integrantes da Força Verde, como são conhecidos, será constante.
“Estamos fazendo um contato com os órgãos públicos para esclarecer algumas dúvidas que ainda existem em relação a estes serviços. Nossa presença nessa região será constante”, alertou.
Com estas informações prestadas, as pessoas que precisarem de terraplanagens para construção de casas, granjas, estufas, outros serviços desta natureza ou algum corte de árvores de qualquer espécie, deverão procurar um órgão ambiental mais próximo de suas residências ou buscar informações na secretaria de agricultura dos municípios.
