
Projeto, inédito na região, visa a promoção do planejamento das ações do setor habitacional, de forma a garantir o acesso à moradia digna.
A Prefeitura Municipal realizou na manhã desta quinta-feira, nas dependências do Centro de Treinamento de Quitandinha (Cetequi), uma reunião para tratar do inicio do Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS), no município. O projeto é de iniciativa do prefeito municipal Neco Prado.
O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.
O processo de elaboração do PLHIS contempla 3 etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação – , que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.
A equipe de coordenação e de apoio do projeto já foi nomeada pelo prefeito. O próximo passo agora segundo o secretário de administração municipal, Cristiano Prado, é a realização de uma audiência pública para discussão das estratégias da proposta.
“É importante que toda a comunidade participe deste evento que será realizado no Cetequi, no próximo dia 14, a partir das 8h 30. O evento não é direcionado apenas àqueles que necessitam da Casa Própria, e sim para toda a população. O PLHIS é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa cidade”, destaca.
No encontro desta quinta-feira, o técnico da empresa AvanceCidade, de Ponta Grossa, que está elaborando o projeto, Gerveson Tramontin, proferiu uma palestra para aproximadamente 50 pessoas. Na oportunidade ele destacou os benefícios que podem ser alcançados através do PLHIS.
“A participação popular nas próximas etapas será efetuada através de reuniões participativas com as comunidades, para definição das estratégias que deverão compor o plano, e tem como público alvo agentes de saúde, diretores de escolas, presidentes de associações, lideranças comunitárias, assim como a comunidade em geral”, explicou.
O prefeito Neco Prado destaca que o PLHIS irá possibilitar um amplo avanço no setor da habitação. Após elaborado o projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores.
“Esse projeto irá trazer muitos benefícios para toda a comunidade quitandinhense. É importante que toda a população participe das reuniões e estejam interados sobre os conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional”, finalizou o prefeito.
