Prevenção a Doença de Chagas recebe atenção em Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 19/08/2011 - 20h41

A doença de chagas, também popularmente conhecida em nossa região como doença transmitida pelo inseto barbeiro, merece atenção especial do setor de saúde pública de Quitandinha.

No início do mês, o município recebeu a visita de funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e da Regional de Saúde. Na ocasião foi implantado o PIT- Posto de Informações de triatomínio.

O Posto passa a servir de informações mais detalhadas sobre o “barbeiro†o causador da doença de chagas.

O Posto prestará informações e a Enfermeira Arlete Sendeski comandará os serviços de informações e, inclusive de recebimento do inseto, caso alguém encontre o parasita, o que pode ocorrer não só na área silvestre como em residências.

Em isto vindo a ocorrer, o “barbeiro†causador da doença de chagas deve ser capturado e levado ao PIT da Saúde- Posto de Informação de Triatomíneo, o qual será identificado e a partir daí, o local será visitado por funcionários do setor de saúde.

A DOENÇA

A doença de Chagas é um mal infeccioso, provocada pela ação do parasita Trypanosoma cruzi, transmitido ao homem pelo inseto conhecido em nossa região como “bicho barbeiroâ€.

Os sintomas da doença podem levar de 4 a 10 dias para aparecer, e ocorre através de picada, que pode ser identificada por mancha avermelhada e dolorosa, na área afetada, Provoca ainda, inchaço das pálpebras de um só olho; causa febre (estado febril) contínua por vários dias; mal- estar e falta de apetite.

Com o tempo, após a picada e não havendo tratamento, causa doenças graves podendo atingir o coração, esôfago, intestino e outros órgãos.

A TRANSMISSÃO

A transmissão da doença de Chagas ocorre através das fezes do inseto barbeiro, que contaminadas pelo inseto, entram na pele pela ferida deixada após a picada.

Arlete Sendeski, enfermeira do setor de saúde local, adianta ainda, que há outras maneiras da doença ser transmitida; através da manipulação de carne de caça, ingerindo alimento contaminados pelas fezes do inseto e inclusive, ao bebê, através da placenta se a mãe por acaso ingerir frutas e verduras contaminadas.

PREVENÇÃO

A prevenção é o fechar de portas para a doença, afirma Arlete Sendeski que alerta para a limpeza de quintais e o não acúmulo de lixo e entulhos. Esse pode ser o habitat do inseto Os buracos ou frinchas existentes na construção de material ou casas de madeira, podem servir de esconderijo do barbeiro. É preciso atenção inclusive com locais onde permanecem roupas e colchões.

Ao encontrar inseto parecido, afirma Arlete, capture-o em um vidro transparente,evitando ser picado, e encaminhe o inseto ao setor de Saúde Pública.

O inseto leva o nome de barbeiro por ser característica a sua ação em picar geralmente a área do rosto das pessoas.

Eliminando o “barbeiro†você acaba com a doença.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.