A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de terça-feira (19/7), curso de capacitação profissional para os professores da rede municipal de ensino de Quitandinha.
Na ocasião foram debatidos assuntos de interesse da área educacional.
Mais de uma centena de professores e funcionários da área participaram do curso e tiveram no contraponto a palestra proferida pelo professor Claudino Kosteski, renomado palestrante, autor de vários títulos na.
Área da educação e nos caminhos da autoajuda.
Para o também professor Claudino, hoje em dia está totalmente mudado o estilo, o jeito, a forma de dar aula.
No entanto, adianta o mestre, neste milênio para que o professor possa atender os anseios mais veementes por parte dos alunos, ele precisa mesclar o conhecimento técnico não esquecendo que ao lado dele, nós temos que colocar o embasamento moral.
Isso se faz necessário porque o nosso jovem hoje estás um pouco vazio de um conhecimento mais profundo, uma segurança que dê para ele a certeza daquilo que ele procura e que lhe proporcione dizer que com todo o conhecimento tecnológico que ele esteja recebendo possa ser uma pessoa feliz no dia de amanhã. Isso ocorrerá, portanto- afirma o mestre Claudino, quando o jovem possa associar esse binômio de desenvolvimento e sustentabilidade no lado pessoal.
Entende o mestre e deixou claro em sua palestra que, esse é o lado ao qual o professor deve hoje cuidar. Temos, disse ele- que ser cultos, acompanhar a evolução; tudo o que está ocorrendo, mas também não se esquecer do lado primordial, que dá sustentação para o embasamento moral para os nossos alunos.
Hoje o professor precisa mesclar o conhecimento técnico não esquecendo que, ao lado dele, precisamos colocar o embasamento moral, prega o professor Claudino, palestrante durante o curso de capacitação aos professores da rede municipal de ensino.
INTERESSE E ENTUSIASMO
Para o professor Fabiano Kosinski, de Doce Grande, o curso teve atingido seu objetivo: para que nos aprofundássemos sobre alguns conteúdos importantes para o dia-a-dia na educação. Em relação à palestra ministrada, foi muito boa, disse o professor Fabiano, vez que o professor Claudino colocou à nossa disposição o seu conhecimento na área da educação e isso foi muito positivo.
Para a professora Carmem Lúcia, da Escola Municipal Padre Antonio, foi uma injeção de ânimo para a volta à sala de aula, com garra e disposição ainda maior para passarmos aos nossos alunos mais conhecimento. Sobre a palestra disse que o professor Claudino é espetacular e, que há dois anos, assistiu palestra com ele e na de hoje pode confirmar: ele não foi repetitivo, foi inovador, isso é muito bom.
A funcionária Ana Maria, da equipe de pessoal de apoio, disse que prestou muita atenção na palestra e que gostou muito dos assuntos discutidos pelo professor Claudino.
A professora Márcia, do Turvo, disse que o curso foi de motivação, levando-se em conta que os alunos “precisam de nossa atenção e principalmente de nossa energia”.
Já a professora Lianete, que leciona em Doce Grande e Pangaré, disse que o curso do qual os professores participaram serviu para reforçar as necessidades e a busca correta em direção àquilo que os professores precisam para orientar com clareza e responsabilidade os alunos que a eles recorrem em busca de conhecimento e cultura.
O CAMINHO É A EDUCAÇÃO
Para o prefeito Neco Prado, que acompanhou todo o processo do curso de capacitação, sua administração tem feito de tudo dentro do possível e do realizável em prol do ensino e especialmente do professor, cujo papel é fundamental no processo de desenvolvimento do País. O desenvolvimento do Brasil ocorrerá em linhas sólidas através do caminho da educação. O que se precisa fazer disse o Prefeito, é trabalhar e melhorar a qualidade da educação. Somente assim estaremos desatando o nó que ainda segura o caminho do desenvolvimento. Nosso País precisa de muito investimento na infraestrutura, na educação, nos transportes, saúde e outros, pois estamos sendo olhados como Nação pelo mundo inteiro, e não podemos esquecer a educação.
É preciso investir no professor e na sua qualificação, pois do contrário estaremos incorrendo em grande erro, o qual poderá causar um retrocesso ao País.
Em Quitandinha, afirmou Neco Prado-, estamos fazendo a nossa parte; temos valorizado o professor assim como todos os servidores, através dos avanços necessários e possíveis, através da política de cargos e salários.
