Quitandinha combate a Hanseníase

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/05/2011 - 18h47

 

Secretário Municipal da Saúde Daniel Andrade abriu oficialmente a campanha afirmando que a Pasta está à disposição da população para esclarecimentos e encaminhamento, em casos da suspeição da doença

A secretaria Municipal de Saúde de Quitandinha estará realizando dia 26 deste mês, a Campanha de Conscientização do Controle de Hanseníase em todas as Unidades de Saúde.

DOENÇA INFECCIOSA

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa. Sua causa ocorre via bacilo, denominado Mycobacterium lepra. Não se trata de doença hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada.

COMO SABER SE VOCÊ ESTà INFECTADO

Os sinais e sintomas apontam para a sensação de formigamento,fisgadas ou dormência nas extremidades(dedos mãos/ pés); manchas brancas ou avermelhadas; a perda da sensibilidade ao calor,frio, tato e dor; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade; secreção de suor; caroços e placas em qualquer parte do corpo e ainda, diminuição da força muscular,como por exemplo dificuldade para segurar objetos.

Para a enfermeira Arlete Sendeski Prybyovis, o importante é que as pessoas que por acaso, sintam os sinais ou sintomas da doença procurem a unidade de saúde. Lembra ainda, que o assunto será esclarecido durante as visitas domiciliares através dos agentes comunitários de saúde

O TRATAMENTO

Há tratamento e cura para a hanseníase. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde. A cura torna-se mais fácil e rápida quanto mais cedo for diagnosticada.

A TRANSMISSÃO

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior( secreções nasais, gotículas da fala,tosse e espirro.) Já o paciente em tratamento regular, ou que já recebeu alta, não transmite a doença.

Se você tiver alguns dos sintomas/sinais da doença, procure com a maior brevidade dirigir-se a um posto de saúde,onde receberá atendimento e, se for o caso, todo o tratamento gratuitamente.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.