Quitandinha implanta coleta de óleo de cozinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 14/08/2010 - 18h51

O município de Quitandinha, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, deu nesta semana mais um importante passo em contribuição ao Meio Ambiente. O prefeito Neco Prado anunciou o início da coleta do óleo de cozinha, este considerado como um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade.

Com a implantação deste programa no município, segundo o prefeito, Quitandinha estará minimizando os problemas ambientais da cidade, além de estar contribuindo socialmente com a ampliação da renda dos integrantes da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, a ACOMAR, a qual ficará responsável pela venda dos produtos.

De acordo com Neco, o recolhimento do óleo de cozinha será feito pelo caminhão que atualmente atende a Coleta Seletiva. Assim como a coleta de materiais reutilizáveis do lixo comum, o caminhão recolherá as garrafas Pet com o óleo de cozinha e repassará os produtos para a associação. Neste caso, a ACOMAR negociará os produtos com a LUBECO – Indústrias e Comércio de Lubrificantes Vegetais Ltda. “Esse é um programa muito importante e que precisamos da colaboração da população para conseguirmos alcançar o nosso objetivo”, explica o prefeito.

Para contribuir com o projeto, segundo Neco, a população precisará armazenar o óleo usado nas frituras em uma garrafa pet. Antes do armazenamento, porém, será necessário filtrar o óleo para que não sejam armazenados os detritos do produto a ser reciclado.

RECICLAGEM DO ÓLEO

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, várias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem. Diversas são as possibilidades de reciclagem do óleo de fritura, entre outras finalidades destacam-se a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.

A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura, depois é retirado toda a água que está misturada a esse óleo. Dependendo do óleo, ele passará por uma purificação química que retirará os últimos resíduos. Esse óleo “limpo” recebe a adição de álcool e uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas transforma-se em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.

DADOS

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

• permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;

• se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

• fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.