Quitandinha realizou VI Conferência de Assistência Social

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 16/07/2011 - 00h35

Na manhã de terça-feira (12/7) o município de Quitandinha realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento ocorreu nas dependências do Clube Recreativo, tendo início às 8h e encerramento às 16h.

A Conferência teve por tema “Consolidação do Sistema Único de Assistência Social bem como a valorização de seus trabalhadores”.

A ETAPA MUNICIPAL

A palestrante falou que o momento aqui realizado, faz parte de uma das etapas do todo estadual e Nacional que se sucederão daqui por diante. Para a psicóloga e integrante do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná Márcia Mazzarotto, cada vez mais se busca qualidade na prática dessas ações, as quais são oferecidas à comunidade por pessoas que sejam preparadas para efetivar esse trabalho na área da assistência social.

Lembrou que quando a presidente Dilma Rousseff, sancionou a lei que instituiu o SUAS- Sistema Único de Assistência Social, reconheceu os avanços da política de amparo à população de baixa renda, durante o governo do presidente Lula, mas ressaltou que o trabalho é resultado de um processo político que começou há muito tempo.

GOVERNO NOVO

Márcia Mazzarotto disse que contamos agora com um governo novo e com muita vontade e disposição para o desenvolvimento dessa política de assistência Social em nosso Estado.

Ao falar à reportagem, a Dra. Márcia Mazzarotto fez questão de afirmar que a área de assistência social tem uma fase: a anterior e a que agora se desenvolve através do SUAS- que é o sistema único de assistência social.

Existe agora uma confiança ainda maior nessa política com o reconhecimento a partir da lei recentemente aprovada.

NÃO A POLÍTICA PARTIDÁRIA

A política, afirmou Márcia Mazzarotto, a que nos referimos, não é a política partidária, mas a política de assistência, o SUAS é uma forma de estar exercendo essa política. O sistema é descentralizado e participativo e, exercido através do sistema único da assistência social.

Em relação a chamada “esmola social”, atitude levada a efeito até há pouco tempo na área político-partidária, afirmou a Dra. Márcia Mazzarotto, deixa de existir para sempre. Esse papel termina com a nova sistemática agora implantada.

NOVOS RUMOS

Para Silvia Anderle, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, a VI Conferência aqui realizada foi determinante para as ações futuras na área.

Destacou a ação dos grupos de trabalhos que elaboraram reivindicações as quais serão levadas à Conferência Estadual a ser realizada nos próximos meses. Adiantou que o objetivo da VI Conferência, entre outros aspectos, foi o de propor dirtetrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social, a valorização dos trabalhadores assim como a qualificação dos serviços,programas,projetos e benefícios para o Município.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.