Desde o inĂcio do mĂȘs de dezembro, o municĂpio de Quitandinha estĂĄ contando com o importante reforço de duas mĂ©dicas cubanas para o atendimento da população. As profissionais foram designadas para atuar no municĂpio por meio do programa âMais MĂ©dicosâ, do governo federal.
Maria Magdalena, 51, tem 26 anos de profissĂŁo e veio da provĂncia de Matanzas. Neste perĂodo jĂĄ atuou na BolĂvia, por dois anos, e tambĂ©m no estado de Tocantins, onde trabalhou por outros trĂȘs. Possui formação em mestrado na ĂĄrea de doenças infecciosas e tambĂ©m foi professora da universidade de Matanzas. âJĂĄ conhecemos as necessidades das pessoas com mais problemas no Brasil. Trabalhar com isso e poder melhorar as condiçÔes do povo Ă© muito importanteâ, contou ela.
Da provĂncia cubana de CamagĂŒey veio Danay Lama, de 38 anos. Com 14 de profissĂŁo e tambĂ©m com mestrado na ĂĄrea de doenças infecciosas, ela exerceu por dois anos a medicina fora de Cuba. No paĂs de GĂąmbia, na Ăfrica do Sul, Danay atuou principalmente com idosos e pacientes com Aids. âOs primeiros dias estĂŁo sendo muito bons e fomos muito bem acolhidas aqui. Estou no aqui no Brasil para ajudar o povo brasileiro a melhorar das suas doençasâ, comentou a nova mĂ©dica do municĂpio de Quitandinha.
Desde o dia 5 de dezembro, data em que chegaram as profissionais, elas jĂĄ passaram por um perĂodo de integração, adaptação e conhecimento dos departamentos da Secretaria.
Com a chegada das duas mĂ©dicas, o municĂpio de Quitandinha agora conta com as quatro equipes do Programa SaĂșde da FamĂlia, o PSF, completas.
MAIS MĂDICOS
O programa âMais MĂ©dicosâ, do governo federal, faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuĂĄrios do Sistema Ănico de SaĂșde, que prevĂȘ mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saĂșde, alĂ©m de levar mais mĂ©dicos para regiĂ”es onde hĂĄ escassez e ausĂȘncia de profissionais.
Com a convocação de mĂ©dicos para atuar na atenção bĂĄsica de municĂpios com maior vulnerabilidade social, o governo federal garantirĂĄ mais profissionais para o Brasil. A iniciativa prevĂȘ tambĂ©m a expansĂŁo do nĂșmero de vagas de medicina e de residĂȘncia mĂ©dica, alĂ©m do aprimoramento da formação mĂ©dica no Brasil.

