5º RCC comemora 69 anos de criação e 40 de instalação em Riomafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/04/2013 - 00h03

Tanques M-60 integram o 5º Regimento, com inovações tecnológicas que garantem seu desempenho operacional

Em comemoração aos 69 anos de criação do 5º Regimento de Carros de Combate – Regimento “Tenente Ary Rauen” e aos 40 anos do Regimento em Riomafra, acontece a partir das 09h de hoje, junto ao próprio quartel, atividades que devem envolver os militares e a população em geral.

O primeiro evento se constitui em palestra sobre a “Evolução dos Blindados”, ministrada pelo oficial da reserva e historiador, doutor Expedito, isso às 09h no Auditório do Regimento.

Logo mais às 11h no pátio de formatura do Regimento, será realizada solenidade militar comemorativa ao aniversário, seguida de almoço de confraternização com os convidados.

Já à noite, às 19h30min na Igreja Matriz Bom Jesus da Coluna, finalizando as comemorações acontece o “Concerto da Banda da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada”.

Para toda a comemoração é aguardado grande número de pessoas. O 5º RCC tem no comando, atualmente, o tenente coronel Sérgio Manoel Martins Pereira Junior.

Histórico

O 5º Regimento de Carros de Combate foi criado em 03 de abril de 1944, com a denominação de 1º Regimento Moto Mecanizado, Unidade orgânica da 1ª DC da 3ª RM. Seu primeiro comandante foi o Coronel Cyro Riopardense, tendo o regimento se instalado na cidade de Santo Ângelo – RS, “Capital das Missões”, ocupando o aquartelamento do 4º Regimento de Cavalaria Independente, que de lá havia sido transferido.

Em 1946, em virtude da reestruturação do Exército, passou a denominar-se 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado e em 05 de maio de 1954, 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado. Pode-se inferir, por estas denominações, que esta Unidade foi uma das precursoras da motomecanização do Exército Brasileiro.

Em 22 de dezembro de 1971, embalado pela modernização das Forças Armadas, foi transformado no 5º Regimento de Carros de Combate e transferido para o Estado do Paraná, onde passou a ser uma das peças de manobra da 5ª Brigada de Infantaria Blindada.

Chegou à cidade de Rio Negro em 13 de agosto de 1973, ocupando as instalações que haviam sido utilizadas pelo 2º Batalhão Ferroviário, de 1938 a 1964, e pelo 3º Batalão de Comunicações do Exército, no período de 1965 a 1971.

Até recentemente, a Unidade possuía os Carros de Combate do tipo M-41, equipado com canhão de 90 mm. Em 1997, o Regimento foi dotado com o que existe de mais moderno em nosso Exército com relação as tropas blindadas, os Carros de Combate M-60 A3 TTS. Essa versão pertence à geração dos blindados computadorizados e as inovações tecnológicas introduzidas nesse modelo proporcionaram um salto de qualidade no seu desempenho operacional, transformando o Regimento em um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre.

Atualmente o Regimento encontra-se plenamente integrado à comunidade civil, tendo participação significativa em todos os eventos locais o que justifica o elevado prestígio e alto nível de confiabilidade que goza junto à população em geral.

A denominação “Regimento Tenente Ary Rauen” se deu através da Portaria 206 de 04 de abril de 2005, que foi publicada no Boletim do Exército nº 16, 22 de abril de 2005.

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. Paulo Roberto MACHADO da Silva

    Pertenci ao Destacamento Avançado do 5º RCC, formado pelo 2º Esquadrão. Os primeiros militares chegaram em Rio Negro em Fevereiro 1973. O 2º esquadrão era comandado na época pelo Cap. Cav. Dirceu Uflacker. Seus oficiais : Ten/R2 cav. Medeiros ; Ten/R2 cav. Machado; Ten .Cav. Luis carlos.
    Tinhamos a missão de preparar as dependencias do antigo quartel para receber a unidade completa.
    Tenho orgulho de como Ten/R2. cav. ter prestado serviço no 5º RCC. Ten/R2.Cav. Machado

  2. ST PRADE

    POR 19 ANOS FIZ PARTE DO 5º RCC, FIZ PARTE DA COMUNIDADE RIOMAFRENSE!
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS MEUS AMIGOS E AMIGAS QUE AI DEIXEI!
    HOJE ESTOU MORANDO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE-RS!

  3. STEN ROCHA SILVA

    Saudades do 5º R CC, passei 7 anos de minha carreira, um abraços a todos os integrantes, hoje estou na Aviação do Exército- Taubaté-SP

  4. Luís Carlos Pires

    Olá, gostaria de parabenizar o 5º RCC por mais esta data. Fui militar aí em Rio Negro de 1987 a 1991 saindo cabo, motorista de blindado, equipe do facho e indicado para integrar o CFST o qual foi realizado. Fui obrigado a sair porque venceu meu tempo mas foi o melhor lugar que já passei. Atualmente moro em Americana, interior de São Paulo mas quando viajo aí para Mafra para ver meus pais, passo aí para matar a saudade.

  5. ANTIGÃO DO 5º RCC.

    HOJE EM DIA NÃO TEM MAIS OS Carros de Combate M-60 A3 TTS NO REGIMENTO ESSA INFORMAÇÃO É FALSA O QUE TEMO LA É OS LEOPARD CARROS DE COMBATES ALEMOES ..

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.