O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), recebeu, na manhã do último dia 20, um grupo de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Lysimaco Ferreira da Costa, mais conhecido como Colégio Agrícola de Rio Negro.
Os estudantes do curso técnico em agropecuária aproveitaram a visita à sede do Legislativo para solicitar ao deputado uma intermediação, junto ao governo do Estado, para a aquisição de equipamentos necessários para o aprendizado.
Eles precisam de um microtrator, um kit encanteirador, uma roçadeira e uma carreta não tracionada, ao custo estimado de R$ 37.500,00.
A instituição é referência no Paraná na formação de técnicos em agropecuária, que conta com 184 alunos. O colégio tem ainda 20 alunos no curso de Meio Ambiente.
O diretor auxiliar pedagógico, Régis Luis da Silva, explicou que o curso depende fundamentalmente das aulas práticas e por isso a necessidade de ferramentas e maquinário. “A aquisição desses equipamentos visa melhorar a qualificação de nossos alunos, oferecendo uma educação profissional que lhes possibilite serem empreendedores, tanto em suas propriedades como no mercado de trabalho”.
Rossoni afirmou que irá encaminhar o pedido ao secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. “Os valores são viáveis e compatíveis com a necessidade. Vou fazer todo o esforço para conseguir a destinação destes recursos”, relatou Rossoni. “Esses jovens merecem todo o apoio, afinal, profissionais qualificados têm muito a contribuir para o futuro da agricultura do Paraná.”
Seminário Juventude do Campo
Os estudantes aproveitaram ainda para divulgar o III Seminário da Juventude do Campo que será realizado no colégio, no dia 6 de outubro.
O evento contará com palestras de profissionais na área agropecuária e ambiental, além de apresentações artísticas culturais. Entre os palestrantes estará a assessora jurídica da Presidência da Assembleia, Claudia Teixeira, que falará sobre Legislação e Educação Ambiental.
