Amanhã é o dia em que o Brasil todo se mobiliza para combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em Mafra, as manifestações contra esse tipo de violência se darão por meio da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social – CREAS, com distribuição de panfletos divulgando os números para denúncias e a realização de palestras para as famÃlias. As panfletagens acontecerão nos semáforos das praças HercÃlio Luz e Lauro Muller, à s 14 horas, com apoio do programa Pró-Jovem. Já a palestra será proferida no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS da Vila Ivete, pela Assistente Social, Luciane Machado, também à s 14 horas.
Em Mafra, somente neste ano, dos 53 atendimentos feitos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) – que oferece serviços de proteção a indivÃduos e famÃlias vÃtimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos – 10 deles referem-se a algum tipo de violência ou assédio contra crianças e adolescentes.
O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurÃdico e em assistência social tanto à s vÃtimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional 3 Psicólogos,1 Advogado e 1 Assistente Social.
18 de maio
O dia 18 de maio é marcado por um crime que aconteceu no dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, quando a criança Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para ser encontrada seis dias depois, já sem vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituÃdo pela Lei Federal nº. 9970/00.
Conforme denuncia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes, as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria famÃlia e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Para mudar esta realidade de violência, as atividades propostas para o dia 18 de maio visam combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema.
Disque denúncia
O panfleto a ser distribuÃdo na tarde desta quarta-feira, questiona “de que lado você está?†e fornece os telefones para denúncias, quais sejam:
Secretaria daCriança e Ação Social de Mafra – 3643-7181;
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167;
Conselho Tutelar – 36424734;
Delegacia da Mulher – 3642-0123;
Disque 100
