A Rede Feminina de Combate ao Câncer está preparando junto com diversos parceiros grande evento para o encerramento do movimento Outubro Rosa. Será a 3ª Caminhada pelas ruas das cidades de Mafra e Rio Negro, que acontecerá no dia 1º de novembro. A previsão da direção da entidade é de uma participação superior à do ano passado, estimando em cerca de 600 pessoas. “Estamos tendo a adesão de escolas e entidades variadas que já confirmaram, além de clubes de jipeiros, motociclistas e cheveteiros”, explicou a presidente Luciane Maria Machado Lorenzzi.
Ela anunciou ainda, que para o final da passeata estão sendo programadas apresentações artísticas como canto e dança. “Será uma manhã de festa e de alerta para a importância da prevenção durante todo o ano. Nesse dia a equipe do SESC/SC estará presente para dar orientações de saúde aos participantes.
A 3ª Caminhada Outubro Rosa iniciará com concentração às 8h30 do dia 1º de novembro, na Praça dos Correios de Rio Negro. Após alongamento ela seguirá pela rua Vicente Machado até a Igreja Bom Jesus da Coluna e chegará à rua XV de Novembro, passando pelo calçadão e seguindo para Mafra pela ponte Nova, Rodrigo Ajace. Em Mafra passará pela Praça Hercílio Luz e seguirá pela Rua Felipe Schmidt até a praça Guilherme Abry, conhecida praça dos Bancos. No local de dispersão haverá toda uma estrutura de informação e diversão aos participantes além do sorteio de vários brindes. O encontro encerra com apresentações artísticas – musicais e dança.
Riomafrenses de Cor de Rosa
A Rede Feminina de Combate ao Câncer quer ainda realizar o Dia “D” Cor de Rosa. Será no dia 27 de outubro, quando uma grande mobilização quer motivar todos os riomafrenses a vestirem cor de rosa. “Queremos que as pessoas usem cor de rosa no seu trabalho, em suas casas, na rua, nas praças, nas academias e onde mais for possível”, declarou Luciane. Ela quer conclamar as empresas e o comércio local a enfeitarem suas vitrines e incentivarem os funcionários a usarem roupas cor de rosa para marcar de forma muito forte o movimento Outubro Rosa.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
