CEM Beija Flor criou planetário e túnel astronômico

Publicado por Gazeta de Riomafra - 23/06/2011 - 09h45

Mais de mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino foram conhecer o trabalho de estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Os alunos do Centro de Educação Municipal Beija-Flor desenvolveram no primeiro semestre deste ano várias atividades referentes à XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Sob a coordenação do professor Valmor Henrique de Mello (atuante na OBA desde 2001), os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram preparados para participar da Olimpíada e da V OBFOG (Olimpíada Brasileira de Foguetes) ocorridas em maio que teve provas de conhecimentos sobre astronomia e astronáutica.

Trabalho

No desenvolver dos trabalhos foi produzido um planetário e um túnel astronômico, elaborados com materiais de baixo custo. A escola recebeu a visitação de aproximadamente 1100 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, entre os dias 12 de maio e 10 de junho, que foram prestigiar a criação dos alunos do CEM Beija Flor. O passeio pelo Sistema Solar e pelo Planetário foi monitorado pelo professor Valmor, que através de uma didática simples, pode concretizar o conteúdo ensinado na sala de aula. “Com este trabalho o aluno é instigado a romper barreiras, buscando o conhecimento além da sala de aula,” enfatizou o professor.

Para o diretor da escola, Iuri Belandrino, incentivar o estudo destas ciências, astronomia e astronáutica, faz com que o aluno desenvolva sua capacidade mental e a criatividade. “Foi uma satisfação ver a participação de nossos alunos na OBA e na OBFOG. Com certeza foi uma oportunidade para estimular e desenvolver o pensamento científico dos alunos que estão sendo bem orientados e incentivados pelos professores. Já estamos pensando em 2012 ampliar o atendimento as escolas e quem sabe visitar a sede da OBA no Rio de Janeiroâ€, ressaltou o diretor.

Olimpíadas

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.