Conforme apontamento do Estatuto da Criança e do Adolescente teve como objetivo capacitar, instruir, discutir e preparar os pretendentes acerca dos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção
Nas datas de 14 de agosto e 11 de setembro deste ano, na Comarca de Rio Negro, junto à Vara da Infância e da Juventude, aconteceu o Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção. Este curso, conforme apontamento do Estatuto da Criança e do Adolescente teve como objetivo capacitar, instruir, discutir e preparar os pretendentes acerca dos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção.
O curso contou com a participação de 16 casais e foi ministrado pela equipe técnica do Fórum, assistente social Rosana Z. Ricetti e psicóloga Cíntia Carpen, e contou também com a participação do Juiz de Direito Rodrigo Morillos. Dentre os principais temas ministrados, além do esclarecimento de pontos jurídicos relacionados ao assunto e informações acerca do Cadastro Nacional de Adoção, podem ser destacados: resgate histórico da adoção no Brasil; o que é adoção; filho ideal X filho real; mitos medos e preconceitos da adoção; revelação e abordagem da história de vida da criança e do adolescente; e implicações psicológicas e sociais da devolução de crianças e adolescente. O curso de Preparação para Pretendentes à Adoção, na Comarca de Rio Negro, junto à Vara da Infância e da Juventude, deverá ocorrer, pelo menos, uma vez por ano.
