Combate às drogas na pauta da Câmara Municipal

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/08/2011 - 17h54

Representantes da Atena usaram a tribuna para falar do trabalho desenvolvido em Mafra

A presidente da Associação Terapêutica Novo Amanhecer – Atena, Anete Woehl e o psicólogo da entidade Edson Eckel, usaram a tribuna da Câmara de Vereadores de Mafra na noite da última terça-feira dia 16, para falar sobre o trabalho desenvolvido na instituição.

A presidente usou o espaço para, de forma sucinta, prestar contas e comentar as promoções realizadas pela Atena para manter a atividades com pessoas em busca de reabilitação para o uso de drogas.

Segundo ela, a participação da comunidade em eventos da entidade são fundamentais para a continuidade na qualidade do serviço.

Utilizando dados exibidos em slides, o psicólogo Edson Eckel palestrou sobre as drogas no Brasil. De acordo com ele, o fato do país ter 15 mil quilômetros de fronteira com alguns dos principais produtores de entorpecentes no mundo dificulta o combate à entrada dessas substâncias no país. Por conta dessa realidade, além da ação contra os traficantes, é importante que a sociedade e principalmente as famílias atuem na conscientização dos jovens, que são a maioria dos afetados. “O traficante é um problema da polícia já o usuário é um problema social, da comunidade e da família. Se na geração anterior o tabaco e o álcool eram o primeiro contato com as drogas, talvez nossos filhos tenham sua primeira experiência com maconha ou crack”, apontou.

Eckel demonstrou aos vereadores alguns números referentes aos atendimentos feitos pela Atena na região e explicou como funciona a proposta de tratamento, desenvolvido em quatro fases, aos usuários que são internados na entidade.

Entre os dados, chamou a atenção dos vereadores para a baixa escolaridade da maioria dos internos (59% têm o ensino fundamental incompleto) e a alta taxa com casos anteriores na família (89%). Desde 2005 já foram feitos 308 internamentos, sendo 56 apenas em 2010.

Além da moradia durante o tratamento a Atena presta também atendimento e aconselhamento às pessoas que procuram a entidade para se livrarem do vício. “Em muitos casos a pessoa nem chega a ser internada, mas recebe nossa atenção. Somos uma entidade aberta, não há custo algum e sempre tentamos ajudar a todos que nos procuram”, explicou.

Atualmente a Atena trabalha com 23 vagas de hospedagem na comunidade Terapêutica, em Rio Branco II no interior de Mafra, e nove vagas na Casa de Reinserção Social localizada na BR-116, ao lado do Horto Floresta e do Centro de Serviços da Prefeitura. Fundada em 2002, a instituição possui nove funcionários e 24 colaboradores voluntários. Para mais informações a entidade possui um site (www.atenamafra.org.br) e está aberta para visitação. O telefone para contato é o (47) 3642-4264.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.