Começa o canteiro de obras para a rede de esgoto de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/10/2011 - 09h08

“Mafra abre as portas para ser uma cidade de primeiro mundo!” Assim o prefeito Jango Herbst definiu a data de segunda-feira, quando oficialmente foi dado início aos trabalhos de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto no município, complementando todo o trabalho de saneamento básico (coleta e destinação do lixo, coleta, tratamento e distribuição da água e construção das galerias pluviais e agora com o esgotamento sanitário).

Por volta das 10h da manhã do dia 17 de outubro, a rua Vitor Celestino de Oliveira recebeu toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Casan e da Empresa Itajuí, que sob o comando do Prefeito Jango e do Superintende Regional da Casan, Celso Luiz Cunha, iniciaram as escavações para a implantação do sistema.

Ao falar sobre o momento, o prefeito considerou como uma grande emoção. “Esse dia tão esperado por todos e tão especial ficará marcado na história de Mafra como o dia em que se abrem as portas para uma cidade de primeiro mundo”, declarou. Para Jango esse é a melhor e mais importante obra para os mafrenses, pois ela representa mais saúde e qualidade de vida. Parabenizando a toda população pela conquista, disse sentir-se orgulhoso em ter iniciado a implantação do esgoto em sua administração.

Para o superintendente Regional da Casan, Cesar Luiz Cunha, a obra é muito importante e aguardada pela população. “estamos muito felizes por poder atender como parceiro, ao pleito municipal e à essa reivindicação da sociedade”, declarou.

Rede de esgoto

A rede de esgoto em Mafra teve início pela rua Vitor Celestino de Oliveira e seguirá na sequencia para as ruas Campos Salles e Florianópolis. Inicialmente serão construídas duas estações elevatórias e a de tratamento da sub-bacia 4, que atenderá uma população de cerca de 1.500 famílias. A capacidade total prevista pelo sistema completo é de 160 litros por segundo, enquanto que nesta primeira etapa, da sub-bacia 4, será de 20 litros por segundo. As duas estações elevatórias ficarão próximas ao rio da Lança, sendo uma no final da rua Jorge Lacerda, nas proximidades da Igreja Ucraniana e a outra no final da rua Maria do Espírito Santo. Já a estação de tratamento será instalada às margens do rio Negro.

A obra

O esgotamento sanitário de Mafra será executado com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 1, do Governo Federal, no valor de R$ 9.216.612,72. A Casan está encarregada da contratação da empresa e a Prefeitura de Mafra participará com todo trabalho socioambiental como contrapartida.

Orientações

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Mafra e Meio Ambiente orienta aos moradores das ruas por onde passará a rede de esgoto, que retirem os carros das garagens antes da abertura das valetas, para que os veículos não fiquem presos durante a realização das obras, podendo retorná-los no mesmo dia, após o fechamento das valetas.

- Publicidade -
6 comentários publicados
  1. Marcos

    Ótima noticia para esta linda cidade, porém, se a estação de tratamento será construída ás margens do Rio Negro, oque acontecerá se houver uma enchente durante o funcionamento da mesma? O resíduo não estaria concentrado, indo parar pra dentro do rio ou residências alagadas? É o melhor lugar para a instalação? Foi esfetuado algum estudo de impacto ambiental dessa atividade? Um forte abraço a todos, deste Mafrense.

    • Elis

      Olá! Posso te garantir que dificilmente uma enchente atingirá ao local onde será contruida a estação de tratamento, para isso ela deveria ser maior q a do ano de 1983, que foi a maior até agora!

  2. Juca

    Não adianta reclamar agora. Deveriam ter feito reuniões com o povo. Agora já começou, a minha rua o asfalto já estava uma droga, agora ficou igual a lua. Mas tudo bem, se arrumarem depois (daqui uns 8 meses), tudo volta ao normal.

  3. jose

    deveria ser na calçada como é feito em outras cidades, ex SÃO BENTO DO SUL não rebentar o asfalta no meio da rua,vai se tornar muito mais caro.

  4. Ludovico Lamper

    O IDH de Mafra vai alavancar quando pensar no custo da obra. Vamos fazer o tratamento de esgoto primeiramete nas ruas não pavimentadas, pois vai abranger mais pessoas e o custo sera reduzido.

    • Ludovico Lamper

      Ótimo comentário meu!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.