Corpo de Bombeiros de Santa Catarina completou 86 anos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/09/2012 - 20h16

Na ultima quarta feira, dia 26 de setembro de 2012, o CBM completou 86 anos de história em Santa Catarina, sendo, em 16 de setembro de 1926, sancionada pelo então governador do Estado de Santa Catarina, Doutor Hercílio Luz, a Lei Estadual nº 1.288, que criava a Seção de Bombeiros, constituída de integrantes da Força Pública.

Foi inaugurada a Seção de Corpo de Bombeiros de Força Pública no dia 26 de setembro de 1926 na cidade de Florianópolis e a primeira descentralização da Corporação ocorreu somente em 13 de agosto de 1958, com a instalação de uma Organização de Bombeiro Militar no município de Blumenau.

A Lei Estadual nº 6.217, de 10 de fevereiro de 1983, criou a atual Organização Básica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, por ser orgânico daquela Corporação. Em 13 de junho de 2003, a Emenda Constitucional nº 033, concedeu ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC o status de Organização independente, formando junto com a Polícia Militar, o grupo de Militares Estaduais.

Na cidade de Mafra a implantação do Pelotão de Bombeiros Militar ocorreu em 12 de março de 1975, com serviços combate a incêndios, e atualmente também conta com serviços de atendimento pré-hospitalar, resgate, serviços de sistemas preventivos, auxílios e apoio à população, assim como, palestras socioeducativas.

A missão da Corporação visa prover e manter serviços profissionais e humanitários que garantam a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, visando proporcionar qualidade de vida à sociedade, com o lema “Vidas alheias e riquezas a salvar” conta com um quadro de bombeiros militares e comunitários que credenciam profissionalismo e atuação humanitária à saúde e ao patrimônio da população.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.