Para quem perdeu os documentos de identificação durante os dias de Carnaval, os Correios oferecem um auxílio na busca: o serviço Achados e Perdidos. O serviço possibilita a busca por documentos perdidos que tenham sido depositados em caixas de coleta ou entregues nas agências dos Correios.
Por meio da Central de Atendimento – nos telefones 0800 725 7282 ou 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) – é possível verificar se o documento perdido foi entregue por alguém. Pelo site dos Correios – www.correios.com.br –, basta informar nome e tipo de identificação para saber se o documento consta na relação de achados e perdidos. Em caso afirmativo, basta se dirigir à agência informada e resgatá-lo. No momento da retirada, deve-se comprovar que é titular do documento e pagar uma taxa de R$ 3,70.
Se a pessoa perdeu os documentos fora do seu domicílio, pode optar pelo recebimento em uma agência mais próxima do seu endereço ou local de trabalho. Neste caso, no entanto, a facilidade é prestada exclusivamente nas agências próprias da ECT.
Os documentos ficam à disposição da população para serem resgatados pelo período de 60 dias. Após esse prazo, são encaminhados ao órgão emissor de origem do documento.
* Informações da Assessoria de Comunicação dos Correios
