Desta maneira, informa o secretário, que a Prefeitura dentro em breve estará recuperando o asfalto que durante muitos anos foi uma das principais reivindicações da população mafrense, conquistada agora, nesta Administração.

As obras de instalação da rede coletora de esgoto na rua Felipe Schmidt, iniciadas neste mês, têm gerado muitas especulações à respeito da capacidade e competência do planejamento do Executivo Municipal.

Conforme o exposto pelo secretário de Administração de Mafra, Allan Leon de Mello, é natural que o recorte do asfalto novo, para a realização das obras de saneamento somado a desinformação quanto às razões que levaram a esta ordem dos fatos, sugiram possíveis falhas de planejamento da Prefeitura, o que não corresponde a realidade.

Segundo Allan, a diferente fonte dos recursos para a realização das obras de recapeamento asfáltico (Governo Federal / Ministério do Turismo) e do esgotamento sanitário (Governo Federal / Ministério das Cidades) submeteu o município ao cumprimento dos prazos e condições específicas de cada ente, não havendo, portanto, possibilidade de sincronia entre os dois planos de trabalho.

O município por sua vez buscou ao máximo alinhar os dois cronogramas, inclusive solicitando a reprogramação do projeto de recape da Felipe Schmidt junto ao Estado, objetivando a realização primeira das obras de esgotamento sanitário. Porém a demora de cerca de três anos para a liberação da licença ambiental por parte do IBAMA, necessária ao início das obras de saneamento, obrigou o município a iniciar o recape asfáltico da Felipe Schmidt em janeiro de 2011, sob pena de perda dos recursos pelo término do prazo final para sua aplicação.

A fim de minimizar os danos causados em virtude da burocracia do órgão ambiental, o município está empenhado na recuperação do asfalto e conta com a compreensão da população para a boa realização desse processo, que necessita de um período de aproximadamente dez dias, para que o solo mexido, assente e esteja em condições de receber novo asfalto, evitando a formação de cavidades na rua.

Desta maneira, informa o secretário, que a Prefeitura dentro em breve estará recuperando o asfalto que durante muitos anos foi uma das principais reivindicações da população mafrense, conquistada agora, nesta Administração.