Executivo propõe aumentar a licença maternidade em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/11/2010 - 13h37

O prefeito Jango Herbst enviou na última semana, a Câmara de Vereadores de Mafra, o Projeto de Lei nº. 002, que altera o estatuto dos servidores públicos do município de Mafra, ampliando o prazo da licença maternidade para 180 dias. A proposta de ampliação de 04 para 06 meses a licença maternidade atingirá as servidoras públicas municipais efetivas e deverá ser votada pela Câmara Municipal na próxima semana.

Com o benefício, as futuras mamães poderão permanecer por mais tempo com seus filhos, fato festejado pela servidora Marivana Kuiavski, grávida de 08 meses e meio. Para ela a Lei virá em boa hora. Com previsão para nascer no final de dezembro, a bebê Ana Julia terá a oportunidade de desfrutar do colo da mãe por dois meses a mais. “Eu estava ansiosa por essa mudança, porque trabalho o dia todo e 04 meses passam rápido e não sabia com quem deixar minha filha”, explicou.

A mesma opinião é compartilhada pela servidora efetiva Cilvana Rogalski, grávida de 07 meses de Maria Eduarda, cujo nascimento está previsto para final de janeiro de 2011. Cilvana comparou com o nascimento do primeiro filho, Gabriel, em 2003, que depois dos 04 meses de licença deixou-o aos cuidados do Avô materno, somente conseguindo vaga em uma creche quando ele tinha 08 meses. “Foi complicado porque tinha que esgotar o leite e deixar em uma mamadeira”, lembrou. Para ela a lei dos 06 meses de licença é excelente. “Com a nova lei, poderei dedicar mais tempo para o bebê, pois ninguém melhor do que a mãe para cuidar do próprio filho”, afirmou sem esquecer de enaltecer o apoio recebido do pai.

VĂ­nculo afetivo

Na justificativa do Projeto de lei enviado Ă  Câmara, o prefeito Jango destaca que já existem movimentos na esfera federal a fim de conferir status de garantia constitucional das trabalhadoras em geral a licença maternidade de 180 dias. “Esse movimento polĂ­tico, de caráter nitidamente social, tem razĂŁo no irrecusável benefĂ­cio de possibilitar maior tempo de amamentação regular e fortalecimento do vinculo afetivo entre mĂŁe e filho”, justificou. No projeto enviado Ă  Câmara, o prefeito Jango disse caber Ă  administração Municipal – ciente dos benefĂ­cios e como forma fomentar a idĂ©ia na iniciativa privada para adesĂŁo ao Programa Empresa CidadĂŁ – a concessĂŁo do benefĂ­cio Ă s servidoras efetivas.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *