Gincana quer dar destino correto ao óleo saturado e preservar o meio ambiente

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/04/2012 - 17h54

A Prefeitura de Mafra está promovendo em parceria com a Afubra a I Gincana de arrecadação de óleo de cozinha saturado junto às escolas localizadas na área atendida pela Bacia 04, onde está sendo implantada a primeira etapa da rede coletora de esgoto do município.

A iniciativa partiu do Projeto Sócio Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano com a finalidade de transmitir às crianças, aos pais e à comunidade em geral, a importância da conscientização ambiental, do esgotamento sanitário e dos malefícios de se jogar óleo de cozinha na rede de esgoto.

A gincana já está acontecendo desde o dia 02 de abril e vai encerrar no dia 04 de outubro. Deverá envolver cerca de 3.958 alunos. Todo material coletado pelas escolas será entregue na Afubra, que pagará um bônus de R$ 0,50 por litro de óleo saturado recebido. Esse óleo será transformado em combustível para abastecer a frota da empresa.

Na entrega, a escola receberá uma nota com a quantidade entregue e no final será contabilizada a arrecadação que reverterá para a escola em bônus para ser trocado por mercadorias nas lojas da Afubra. A escola que coletar a maior quantidade de litros por aluno receberá ainda uma premiação diferenciada.

Outra parte importante da gincana é a conscientização da população. A conscientização acontece também por meio de palestras realizadas nas escolas. Um dos pontos abordados durante as palestras é o de que de o óleo de cozinha não é esgoto. Explicam os técnicos que “óleo e água não se misturam e a gordura que vai para o esgoto cria uma massa espessa, que pode entupir a rede de esgoto”.  Outra orientação repassada durante as palestras é a da necessidade de se construir uma caixa de gordura nas casas.

Conscientização e preservação ambiental

A Afubra mantém desde 2009 o Programa de Coleta do Óleo Saturado. Somente em 2011 recolheu 59.305 litros de óleo numa parceria com 69 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A atividade envolve 401 escolas, 121.015 alunos e 14.343 professores, numa grande campanha de conscientização sobre a preservação ambiental e destino correto de resíduos nocivos à natureza, como é o óleo de cozinha

Desde o início do Programa, 120.980 litros de óleo foram recolhidos e transformados em biodiesel na Usina da Afubra, instalada no Parque da Expoagro, em Rio Pardo/RS. O biodiesel é usado nos veículos da entidade. As garrafas pet aonde o óleo vem armazenado são doadas para uma Usina de Reciclagem de Santa Cruz do Sul/RS. A glicerina é armazenada e usada em estudos e experimentos para verificar qual o melhor uso ou destino. (Fonte Afubra)
Escolas Participantes

Participam da gincana as escolas estaduais Mario de Oliveira Goeldner, CEDUP, Barão de Antonina e CEJA, as escolas da rede municipal Anjo da Guarda, Breno Cauan Garcia, e CEMMA, a escola particular Pedacinho do Céu, além da APAE.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. jorge

    temouresas laudo da FEPAM e bombonas bem vedadas , preservando a nat

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.