A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), abre inscrições para a oficina Auxiliar de Biblioteca: noções básicas para funcionamento e manutenção de biblioteca, que ocorrerá no dia 4 de abril, na sede da Amplanorte, em Mafra; e no dia 5 de abril, na sede da Amunesc, em Joinville. Interessados devem encaminhar e-mail com nome completo e nome da cidade para sistemabpsc@fcc.sc.gov.br. A participação é gratuita.
As oficinas, ministradas pela coordenadora do SBPSC, Esni Soares, têm o objetivo de capacitar o pessoal atuante em bibliotecas públicas para serem agentes de intervenção social, obtendo-se um efeito multiplicador de estÃmulo à leitura e ao hábito de frequentar a biblioteca. Na oportunidade, serão entregues kits de livros para todos os municÃpios participantes.
O conteúdo programático da capacitação inclui conceitos essenciais sobre bibliotecas e unidades de informação; funções, tipologias, classificação e seções da biblioteca; noções de preservação e conservação dos livros; organização e tratamento da informação; e serviço de referência e fontes de informação.
