Na última terça-feira (29), o Programa Mafra em Forma da secretaria municipal da saúde recebeu a visita do professor Caius Ananda Xavier dos Santos, da Secretaria de Esportes de Jaraguá do Sul. Ele veio para conhecer a metodologia empregada no programa, em especial nas academias para a terceira idade (ATIs) que são fruto de uma parceria entre a prefeitura de Mafra (Programa Mafra em Forma da secretaria municipal de saúde), Unimed, (Projeto Viver), Laboratório de Análises Clínicas (Riolab) e a Universidade do Contestado (Núcleo de Educação Física).
Na ocasião, os coordenadores do Mafra em Forma puderam trocar experiências com o professor Caius sobre o funcionamento das ATIs de Mafra. “Assim como aqui, em Jaraguá do Sul os equipamentos estão à disposição de todos sem nenhum custo e com a intenção da melhorar de qualidade de vida da população”, salientou a coordenação do Mafra em Forma, ainda explicando que Jaraguá conta com 20 praças equipadas, “mas sem profissionais orientando a prática das atividades físicas nas ATIs”.
A coordenação do programa aproveitou a visita do professor para levá-lo nas duas academias e ver de perto a estrutura montada nas praças além de visitar a Universidade do Contestado.
ATI em Mafra
As Academias para a Terceira Idade (ATIs) surgiram da preocupação com a inatividade física e o aumento substancial do número de indivíduos idosos no município de Mafra. Hoje as ATIs contam com orientações de profissionais, acadêmicos de Educação Física e fisioterapia nos dois locais – Praça Lauro Muller e Praça do Fórum. As aulas acontecem duas vezes ao dia, pela manhã das 7h30 às 10h e na parte da tarde das 16h30min às 18h.
Novas praças estão sendo planejadas, sendo a intenção de o projeto expandir para muitos bairros do município.
