Mafra implantará Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/03/2013 - 00h00

Com ações baseadas na atenção básica e trabalhando efetivamente na prevenção de doenças, será implantado nos próximos meses, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

O Núcleo é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que vão atuar juntamente com os profissionais das ESF (Estratégias da Saúde da Família).

Educação popular

O NASF não vai atender diretamente o paciente, mas dará apoio às equipes de saúde da família. Tem como principio a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que será oferecia pela saúde da família.

Os profissionais do NASF também farão educação permanente em saúde dos profissionais e da população, contribuição para definir o território de abrangência, o atendimento integral, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.

Vão apoiar as equipes de ESF para identificar os problemas de saúde da comunidade em conjunto, desenvolver ações que possam contribuir para um bom atendimento à comunidade, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado.

Ampliação de ações

NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar as ações desenvolvidas pelas ESFs, bem como resolver os problemas identificados na equipe, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos conhecimentos e ampliação da clínica.

A atuação do NASF abrangerá todas as áreas da Atenção Primária à Saúde, tais como: o trabalho conjunto entre vários profissionais e setores como: (saúde, educação, transporte cultura etc).

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Pedro Augusto Silveira Costa

    Senhor admirador do Welington: Se Mafra não tem saúde, como então o Sr. analisa a situação de Rio Negro ?

  2. Pretinho Basico

    Será que na verdade não é só um jeitinho do prefe arrumar mais vagas no cabide?

  3. Pretinho Basico

    Núcleo de apoio a quê? Se Mafra não tem saúde, quanto meos precisa de um núcleo de apoio. O povo precisa de atenção quando está doente. Quando está sã, a pessoa não tem tempo de se prevenir, pois precisa trabalhar para custear os gastos de casa e sobreviver. Quem tem dinheiro não se preocupa, pois pode pagar consulta, comprar medicamentos. O pobre não tempo para se preocupar. Ou está são ou está doente. Não pode ter meio termo. E viva nós.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.