Na terça tem nova votação sobre serviços de alta complexidade

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/05/2013 - 17h27

O secretário de Saúde de Mafra e também presidente da Comissão Intergestores Regional – CIR/macrorregião norte, Tadeu David Geronasso que em primeira votação foi contrário à implantação dos serviços de atendimento médico de alta complexidade em ortopedia e neurocirurgia/traumatologia, segundo ele com o conhecimento do prefeito Roberto Agenor Scholze, após publicações diversas na Gazeta de Riomafra e grande clamor popular, ‘cancelou’ a votação ocorrida no último dia 01 de abril, agendando para a próxima terça-feira (07), nova reunião e votação sobre os serviços, junto à Gerência Regional de Saúde nos fundos do supermercado Belém no Alto de Mafra.

A reunião, como poucos sabiam então, conta com votos apenas dos secretários de Saúde de Campo Alegre a Porto União e mais as duas Gerências Regionais de Saúde (Mafra e Canoinhas), mas é aberta à toda comunidade interessada em assistir, haja vista tratar de assuntos de interesse coletivo e, principalmente neste caso, a implantação ou não dos serviços citados no Hospital de Mafra ou de Canoinhas.

O administrador do Hospital São Vicente de Paulo, Dario Clair Staczuk confirmou que efetuou visitas às Secretarias de Saúde da regional de Mafra, apresentando o projeto para implantação da alta complexidade em Mafra e solicitando apoio para a concretização desta no Município. “Assim como Canoinhas vem pedindo apoio também nós o solicitamosâ€, destacou.

A reunião com a votação entre as duas cidades terá início 15h e todos os interessados podem prestigiá-la.

Wellington procura solução técnica para a situação

Nesta semana o secretário regional Wellington Bielecki conversou com o governador Raimundo Colombo, oportunidade em que explicou a situação delicada que se encontra o Hospital de Mafra, depois da votação contrária dos secretários de saúde para os serviços de alta complexidade em ortopedia. Wellington solicitou ao Governador que a situação seja resolvida tecnicamente e que haja um caminho que beneficie a população do Planalto Norte.

Segundo o secretário regional, a Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação, juntamente com a Gerência Regional de Saúde da 25ª SDR Mafra, farão uma análise técnica da estrutura do Hospital São Vicente de Paulo de Mafra e do Hospital de Canoinhas, além de um levantamento criterioso sobre a situação dos serviços oferecidos no Planalto Norte.

“Esta é uma boa notícia que estamos trazendo para região. Se existe a possibilidade dos dois hospitais receberem o serviço, vamos atrás disso. Na próxima terça-feira estará na Gerência Regional de Saúde a superintendente Lisiane Bittencourt tratando deste assunto”, disse o secretário.

O próximo passo agora será a criação de uma comissão técnica regional para elaborar o documento que será encaminhado ao Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar para que os dois hospitais recebam os serviços de alta complexidade em benefício de toda a nossa região. Não podemos ficar na dependência dos votos, é a área técnica que deve demonstrar ao Ministério da Saúde que nossa população não está tendo cobertura do serviço”, finalizou Wellington.

Itaiópolis apoia credenciamento de Mafra

No último dia 02 de maio no período da manhã o prefeito municipal de Itaiópolis, a secretária municipal de Saúde, a coordenadora de Saúde e a administradora do Hospital Santo Antônio, receberam nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde o secretário municipal de Saúde de Mafra Tadeu David Geronasso e o administrador do Hospital São Vicente de Paulo Dário Clair Staczuk. O encontro teve como objetivo discutir o pedido de credenciamento de Mafra em Serviços de Alta Complexidade em Ortopedia junto ao estado de Santa Catarina e Ministério da Saúde.

Preocupada em garantir atendimento especializado à população itaiopolense, a gestão municipal de Itaiópolis está apoiando plenamente o pedido de credenciamento de Mafra, pois se Mafra conquistar o credenciamento irá tornar-se Hospital Regional de Referência em Ortopedia da Região Norte, e Itaiópolis e região poderão ter acesso a tratamentos especializado em ortopedia, mais próximo e mais rápido, amenizando a dor e o sofrimento das vítimas e familiares em casos de acidentes graves. Em reunião anterior realizada em 01 de abril deste ano Itaiópolis não participou da votação em Mafra.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. santiago palevoda silveira

    vamos trazer para mafra por favor

  2. Indignado

    Desculpa, mas, tem que ter um interesse maior por trás de tudo isso, porque o nosso representante na saúde, preferir que a população de seu município, precise se deslocar para ser atendido…
    Sinceridade, nao ha um interesse por trás de tudo e muito grande???

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.