Polícia Militar de Mafra expos projetos e resultados do 1º semestre de 2013

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/07/2013 - 11h39

Na segunda-feira, 1º de julho, o Capitão PM Marcelo Pereira, subcomandante da guarnição especial de Mafra, esteve na Câmara de Vereadores, expondo os projetos e os resultados conseguidos pela PM no 1º semestre de 2013.

Atualmente a PM realiza 11 projetos visando oferecer uma segurança pública de maior qualidade. O primeiro projeto apresentado foi o atendimento pós-crime, que foi lançado esse ano. Os polícias fazem uma revisita aos moradores de residências que sofreram algum furto, por exemplo, após algumas semanas retorna uma nova equipe na residência para obter novas informações, passar novas orientações e principalmente, estudar a maneira de agir dos marginais para evitar reincidências do crime. Estão no terceiro mês deste projeto, as informações que estamos colhendo são encaminhadas para a Polícia Civil tomar as devidas providências.

O segundo projeto é o Rádio Plantão 190, há quatro anos foi implementado o programa e foi a primeira unidade do planalto norte ter um programa semanal de notícias na área de segurança pública. Com o Plantão 190 aproximamos a comunidade das notícias da Polícia Militar e passam informações sobre segurança que cria uma rede maior da mesma.

Outro projeto é a Patrulha Rural, que atende as comunidades rurais que são as menos assistidas pela segurança pública e outros serviços. Criaram a Patrulha Rural, onde uma patrulha faz ronda em todas as comunidades e obtiveram bons resultados, como prevenção de crimes, furtos a produtores de fumo. Também realizam abordagens em bares e locais públicos, sob a coordenação do Tenente Lopes, visando garantir a ordem pública, prevenir o trafico de entorpecentes, o consumo de drogas, e porte de armas. Uma vez por mês realizamos trabalho em conjunto com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros com “batidas†nos bares para verificar a questão do alvará, licença dos bombeiros, vistorias. Na primeira ação, 20 bares vistoriados apenas dois estavam regulamentados. “Inclusive alguns no cumulo de não possuir nenhum documento da Prefeitura Municipal ou Polícia Civil. Simplesmente comprou um freezer e abriu as portas, tinha pessoas jogando, muitos portando arma branca (faca)â€, explicou.

Dois programas sobre a Lei Seca, o operacional que é de quinta a domingo por meio de blitz e os demais dias por meio de patrulhamento normal, fiscalização das infrações de transito e crimes relacionados ao consumo de álcool.  Segundo dados, já tiveram mais de 10 casos de consumo de álcool e receberam um ofício do Hospital de Mafra que baixou o número de pessoas fraturadas e atendidas no Pronto Atendimento nos finais de semana. O administrativo é um suporte necessário as operações de fiscalização das infrações e crimes relacionados ao consumo de álcool na direção de veículos.

Segundo o capitão, o projeto administrativo vão buscar equipamentos para complementar a fiscalização, inclusive com material educativo para o transito e estão estudando a possibilidade de adquirir um bafômetro. Encaminharam um pedido a prefeitura para adquirirem um automóvel novo que servira de base operacional móvel para ajudar na fiscalização do transito. Um investimento de R$ 120 mil, até final do ano.

Existem outros projetos, o de instrução de revitalização que busca manter o policial militar atualizado nos seus conhecimentos legais e técnico-operacionais, por meio de instrução mensal de capacitação.  E também atividades físicas e de qualidade de vida em parceria com o curso de Educação Física, da Universidade do Contestado, UnC. Realizado todas as terças-feiras e quintas-feiras há três anos que visa ao combater o sedentarismo, reduzindo o estresse. Também tem o PROERD há 15 anos no estado, com mais de 10 mil crianças formadas e é o único programa regular de combate às drogas.

A PM se destacam pelo projeto do Pelotão de patrulhamento tático, onde o GEMFA é único pelotão das quatro cidades de cobertura da PM que possui um pelotão preparado para atendimento de ocorrência de alto risco. Dentro do planalto norte a PM de Mafra é a única cidade que possui um canil setorial com policiamento ostensivo com cães adestrados e um heliponto, uma pista do mesmo fornece o suporte ao transporte de pessoas acidentadas.

Os outros três projetos são policiamento com moto, serviço de rádio patrulhamento e CONSEGMA, o qual é intragado por lideranças da comunidade com objetivo se identificar, priorizar e solucionar os problemas de segurança.

Para finalizar sua apresentação, capitão apresentou comparativos da incidência de crimes e contravenções do 1º semestre de 2013. Em janeiro de 2012 foram 119 ocorrências, baixando para 106 este ano. O mês de fevereiro manteve o mesmo número, 94 ocorrências. Os meses de março (100 para 90), abril (102 para 82) e junho (89 para 84) apresentaram diminuição nos números.  Somente o mês de maio apresentou uma ocorrência a mais, de 101 para 102.

O 2º Ten PM Márcio R. Lopes, recém promovido foi apresentado aos vereadores e a comunidade, bem como, foram homenageados o Cabo Narciso, Soldado Padilha e Soldado Rogério pelos relevantes serviços prestados neste primeiro semestre.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.