
A Prefeitura Municipal de Rio Negro em parceria firmada com o, Senai, Senac e empresas do município desde 2008 vêm capacitando jovens no Programa: Jovem Aprendiz.
Neste período, foram selecionados e capacitados 51 jovens para o mercado de trabalho, onde muitos destes foram contratados pelas empresas onde realizaram a aprendizagem.
Estes jovens são selecionados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com dados fornecidos pelo Cadastro Único e/ou Programa Bolsa Família, através de uma análise psicossocial e do rendimento escolar. E na seqüência são encaminhados para empresas locais.
Estas contratam o aprendiz dentro da cota estipulada Lei 10.097/2000, a qual determina que empresas de médio e grande porte devam ter no seu quadro de funcionários de 5% a 15% de aprendizes dentro de uma proposta de responsabilidade social que vem dando muito certo no Município, pois neste ano de 2011 contamos com a parceria de 14 empresas.
Em fevereiro de 2011, em parceria com o Senai teve início o curso de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial, com 39 alunos, que realizam o curso à tarde nas dependências da Escola Municipal Vila Militar, pela manhã estão nas empresas e a noite concluem seus estudos.
Este programa atendido pela Secretaria Municipal de Assistência Social tem como principal objetivo, proporcionar aos jovens o direito de conquistar seus espaços na sociedade e no mercado de trabalho.
