Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado, Wellington Bielecki participou no último dia (19), com demais lideranças locais, do pré-lançamento do Programa Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em conjunto com a Escola do legislativo. A reunião aconteceu na Escola de Ensino Básico Jovino Lima, no municÃpio de Mafra.
O Programa Parlamento Jovem é um projeto criado para estimular a participação polÃtica da juventude. O “deputado estudanteâ€, como será designado, viverá situações reais da atividade polÃtica-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária, a ser realizada semestralmente.
A ideia do programa é selecionar um estudante de até 21 anos, que esteja frequentando regularmente o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares através de um trabalho escrito que envolva temas pertinentes as necessidades da região. Será sorteada uma escola por região do estado (Grande Florianópolis, Sul, Vale do ItajaÃ, Nordeste – Planalto Norte, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Serrano), somando oito escolas e 16 alunos por escola, totalizando 128 alunos, 40 deles serão eleitos “deputados estudantesâ€, sendo cinco por escola.
O processo tem inÃcio na escola com palestras, debates, eleição dos estudantes representantes, elaboração de proposições, de acordo com o tema e as necessidades do municÃpio e região e região. O trabalho poderá ser desenvolvido em parceria com outros órgãos e instituições. As inscrições dos trabalhos serão realizadas pela direção da escola.
Para o secretário de Estado, Wellington Bielecki está é uma ótima oportunidade para o estudante que for selecionado, participar de todas as etapas de uma sessão do plenário, o que, segundo ele, será uma experiência muito proveitosa em termos de conhecimento e participação, já que irão vivenciar o dia-a-dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.
