
Com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de ações em espaços estratégicos, onde as pessoas se reúnem para receber orientações sobre temas de interesse da própria comunidade, iniciou no último dia 27, em Mafra, o projeto “Viver Saúde”, numa parceria entre o município de Mafra e o SESC/SC. Participarão dos trabalhos escolas municipais e estaduais, entidades filantrópicas, além de unidades de saúde e de assistência social.
No lançamento do Projeto “Viver Saúde”, realizada no auditório da Amplanorte, o Gerente da unidade SESC em Mafra, Gelton Medeiros fez uma retrospectiva das atividades que o SESC já vem desenvolvendo com o município de Mafra, desde 2004, Lembrou o Odonto/SESC e iniciativas culturais e enfatizou a continuidade dessa parceria, de forma mais enfática, após a implantação de uma unidade em Mafra.
Promoção da saúde
O projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas voltadas para a promoção e proteção da saúde, além da capacitação de agentes multiplicadores e conscientização para a mudança de hábitos buscando a participação comunitária.
O interesse quanto as necessidades locais terão prioridade na escolha das ações das comunidades. Versarão entre palestras, oficinas, cursos, vivências, encontros e debates. Os temas trabalhados envolverão: alimentação saudável, qualidade de vida, sexualidade (Planejamento familiar, DST/AIDS), saúde bucal, drogas entre outros.
Viver Saúde
Em Mafra as atividades do projeto “Viver Saúde”serão desenvolvidas nas seguintes instituições municipais e estaduais: ESF – Estratégia da Saúde da Família do CAIC, Vila Nova, Espigão do Bugre, Jardim América e Restinga; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CCI-Centro de Convivência do Idoso; CRAS; Centro de Educação Infantil Comecinho da Vida; Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda; Centro de Educação Infantil Fiorige Bona; Centro de Educação Infantil Vista Alegre; Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA; Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião; Escola de Educação Básica General Osório; EEB Cristo Rei; EEB Gustavo Friedrich; EEB Dr Francisco Izabel; EEB Monteiro Lobato; EEB Mario de Oliveira Goeldner; EEB Jovino Lima; Ceja-Centro de Educação de Jovens e Adultos; APAE-Associação dos pais e amigos dos Excepcionais; Associação Lar dos Velhinhos de Mafra.
