Rio da Lança recebeu atestado de óbito no dia 11 de março

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/03/2014 - 21h12

A ONG Voz do Rio através de seus representantes, esteve na Câmara de Mafra nesta segunda e entre outros assuntos fez revelações sérias e graves sobre o estado do rio da Lança, tendo inclusive apresentado seu atestado de óbito.

As iniciativas da ONG Voz do Rio em favor dos rios e nascentes dos dois municípios acontecem desde 2006, quando um grupo de ambientalistas resolveu focar interesse no nosso principal rio, nascentes e outros aspectos relacionados à água, como bens naturais a serem valorizados e preservados. Até a presente data a ONG não recebe recursos financeiros, nem cobra anuidade ou mensalidade de seus filiados.

Pela passagem do Dia Mundial da Ãgua no último dia 22, a ONG em parceria com o CEEP Lysímaco Ferreira da Costa, de Rio Negro, promoveu um abraço simbólico nos rios da Lança e Negro, na área do Peri. Houve coleta de água desses mananciais e análises que revelaram pior qualidade da água do rio da Lança, em relação ao rio Negro. Na oportunidade houve coleta de assinaturas pelo manifesto em favor do rio.

Além das ações permanentes pelo meio ambiente, a ONG Voz do Rio promove um evento anual de limpeza do rio, plantio de árvores, soltura de alevinos e distribuição de mudas de árvores nativas e lixeirinhas veiculares no pedágio ecológico.

Conforme divulgado o SOS rio Negro de 2013 contou com cerca de 400 voluntários. Teve retirada de cães mortos jogados próximo à estação de captação de água da Sanepar, foram coletados objetos os mais variados e indevidos que revelam o descuido da população, totalizando uma tonelada e quatrocentos quilos.

Atestado de óbito do rio da Lança

Comunicamos, com pesar, o falecimento do mais importante rio urbano mafrense. Aos 11 dias do mês de março de 2014, na cidade de Mafra – Santa Catarina, por volta das 19h, constatou-se o óbito do rio da Lança.
Brasileiro, natural de Itaiópolis, viúvo das autoridades mafrenses, o rio da Lança foi extinto. Já não possui condições ecológicas mínimas para prover vida.
Não deixa bens. Apenas resíduos sólidos em suas margens e leito, além de boas lembranças na memória de quem conheceu suas cachoeiras, nadou e pescou em suas águas.

Causa Mortis
Crime hediondo: Estado hipereutrófico causado pela falta de educação ambiental, saneamento básico e omissão pública, comprovados por estudos contratados pela CASAN (http://1drv.ms/NnYRQ5, em 2012 e TCC realizado pelo ambientalista Claudemir de Almeida (http://1drv.ms/1ecn8DA), em 2013.

O seu leito está sendo velado, em avançado estado de degradação, na área urbana do município de Mafra, apresentando forte odor nauseabundo.

Pela “falta de importânciaâ€, não será decretado luto oficial.

Recurso Financeiro

Em 2012 a Câmara de Vereadores de Mafra aprovou em única votação o Projeto de Lei nº 109, que estimava receita e fixava despesa geral do município para o exercício financeiro de 2013, com algumas emendas. Entre estas emendas criadas pelo Legislativo, uma emenda aditiva com várias subvenções sociais a entidades e associações, entre estas, para a ONG Voz do Rio no valor de R$ 15 mil. Entretanto em 2013 o repasse não ocorreu, segundo ofício encaminhado pelo procurador do município naquela época, foi consultado Departamento de Meio Ambiente, havia dotação financeira, porém naquele ano não seria possível repasse para a ONG.

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Jorge

    vergonha é chamar a vigilância sanitária de mafra para ver casos de dejetos humanos sendo jogados no rio da lança… e a turma da Vigilância só aparecerem anos depois… depois de insistir muito…

  2. Pretinho Basico

    Saudades do tempo de guri, quantos banhos (naquele tempo era banho) tomei na cachoeira do Rio da Lança. Hoje já não se pode nem nadar nele. É lamentável a falta de cuidados por parte da população e da administração pública com relação aos rios e mananciais. Saber que o Rio da Lança é dos municipais, o mais importante de Mafra.
    Quem poderá salvar o rio? Talvez como foi decretado a morte do dito cujo, não há mais necessidade de tomar providências, pois o que está morto não tem mais serventia.
    Esse é mais um alivio para as autoridades. É uma pedra a menos no sapato.
    Mas… Atenção senhores politicos, o POVO MAFRENSE QUER UMA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DO RIO DA LANÇA E DE TODA A MAFRA TAMBÉM. E viva nós…

    • ???

      falou e disse.
      sempre ou vi historias dos meus irmaos nas cachoeiras.
      cuidado pretinho basico, capaz de alguns quererem enterrar o rio…
      QUEREMOS UMA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DO RIO DA LANÇA!!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.