Rio Negro continua na vanguarda no Programa de Espécies Exóticas Invasoras

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/12/2010 - 00h01

Rio Negro faz parte de uma seleta lista de municípios que estão na vanguarda no que diz respeito ao Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, no Paraná.

De acordo com pesquisa realizada pelo IAP, dos 399 municípios do estado do Paraná, 47 já fazem alguma ação de controle de espécies exóticas invasoras, 22 tratam o tema no âmbito educacional e 30 já tinham conhecimento da lista oficial de espécies invasoras.

Os dados ainda não são animadores, pois são poucos os municípios realmente conscientizados sobre a gravidade do assunto. Mas em Rio Negro o trabalho já existe há bastante tempo e continuará, pois o objetivo é estimular o público a utilizar espécies nativas locais para fins de uso ornamental, frutíferas, paisagismo e outros, além de informar o público a respeito dos danos causados por escape de espécies exóticas de criadouros e tanques, por solturas de animais exóticos de estimação, entre muitas outras ações.

Só para citar um bom exemplo, no Parque São Luís de Tolosa em 2007, foi realizado um manejo em áreas afetadas por quatro espécies de plantas exóticas e exóticas invasoras. Hoje, nessas mesmas áreas, já podem ser catalogadas mais de 90 espécies de plantas nativas diferentes, e consequentemente, junto com essas plantas, a variedade de fauna nativa também aumenta, melhorando toda a qualidade do ambiente natural do local.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.