Empresas de Rio Negro fecham parceria com indústrias fabricantes de pneus
Após Audiência Pública e reunião com os empresários de Rio Negro ligados à cadeia geradora de pneus, foi aceita a proposta apresentada pelas indústrias fabricantes de pneus (Pirelli, Goodyear, Michelin, Firestone) representadas pela Reciclanip para recolhimento dos pneus inservíveis e destinação final ambientalmente correta, através de incineração em fornos com tecnologia adequada e autorização dos órgãos ambientais. A Reciclanip pagará o frete do caminhão para efetuar a coleta periódica dos pneus em Rio Negro e os custos da incineração. Coube aos empresários de rionegrenses a locação de uma área coberta para ser ponto de coleta e ficou decidido na reunião que o barracão a ser locado é o que está situado à Rua Cabo José Antonio Holbach, 885, cujo valor do aluguel é R$700,00 mensais. O aluguel e a taxa para Licenciamento Ambiental Prévio do barracão serão rateados entre os empresários, proporcionalmente ao tamanho e tipo da atividade. Os valores mensais acordados poderão diminuir durante o ano, devido à inclusão de outras empresas na parceria, que serão ainda notificadas.
As empresas que não fecharam a parceria tinham até 09 de agosto de 2010 para protocolar junto ao Ministério Público um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Pneus, descrevendo qual o destino final adotado aos pneus inservíveis, com as respectivas licenças ambientais, comprovantes, Anotação de Responsabilidade Técnica, etc., conforme pede a legislação.
As empresas que não cumprirem o acordo ou o que está previsto em seus Planos serão oficiadas à Prefeitura e ao Ministério Público para que se tomem as medidas cabíveis, e se executem as sanções previstas em lei, desde notificações, multas, até cassação de Alvará de Funcionamento.
O Executivo solicitou ao Ministério Público prazo até 09 de setembro de 2010 para notificar outras empresas apontadas na Audiência Pública e na reunião para que as mesmas participem da parceria ou apresentem Plano de Gerenciamento de Resíduos de Pneus.
Com essa parceria a população será amplamente beneficiada, pois todos os estabelecimentos que trabalham com pneus, desde revendas de carro, motos, até o elo final da cadeia, os borracheiros, são obrigados a ser pontos de entrega voluntária. Assim, quando o munícipe tiver pneus inservíveis, não terá mais motivos para jogá-los em terrenos baldios ou na beira de rios e córregos, pois poderá entregar em todos os estabelecimentos de Rio Negro presentes na cadeia geradora de pneus, os quais os levarão ao ponto de coleta municipal.

Já existe em Piracicaba-SP uma solução alternativa para reciclagem de pneus inservíveis.
Esta máquina transforma pneus inservíveis inteiros em óleo combustível, gás combustível e carvão e recupera aço, sem emitir poluição.
O processo é por pirólise é o óleo do próprio pneu é o combustível para aquecimento do reator.