De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, somente 18 municípios dentre os 399 do Paraná, estão livres do analfabetismo.
Os municípios considerados livres são: Rio Negro, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Pinhais, Araucária, Paranaguá, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Maripá, Pato Bragado, Marechal Candido Rondon, Bom Sucesso do Iguaçu, Nova Santa Bárbara e Mallet.
O prefeito Alceu Ricardo Swarowski, a secretária Municipal de Educação Marcia Maria Ciola de Moura e toda sua equipe, comemoram esse expressivo resultado, já que, desde 2005 profundas alterações foram realizadas na área Pedagógica e de Gestão, como a implantação da EJA – Educação de Jovens e Adultos no ano de 2007, propondo a formação integral do educando.
“Os resultados obtidos, erradicação do analfabetismo e o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com média 6.0, comprovam a eficácia das ações de Governo”, destacou Alceu.

Além de crianças estarem no quarto ano e não saberem nem ler nem escrever. Vivemos no país da Alice. Onde os professores fingem que ensinam e as crianças fingem quem aprendem.
Depois ainda reclamam de salário.
Segundo o IBGE lógico. A realidade é bem outra.
Que beleza JUCA!
Já que você tem em mãos outra pesquisa, certamente mais completa e confiável, compartilhe conosco!! Estamos ansiosos para ver!
[IRONIA ON]
Não acredito em pesquisa de orgão ligado a governo.E mais uma, assinar o nome não significa alfabetização. Continuam a maioria como analfabetos funcionais. Vide a burrice na hora de votar.