Tem caminhada em homenagem a Mulher nessa sexta em Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 07/03/2013 - 18h00

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16h de trabalho diário), igualdade de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica de 1857.

Mas, somente no amo de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar, mas também discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem em muitos locais com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

No dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 

E é por isso que nós, da Estratégia da Saúde da Família Jorge Ricardo Hirt, para comemorar esta data tão importante, temos a honra de convidá-las para uma caminhada feminina com o intuito de promover hábitos saudáveis na população.

A caminhada inicia 08h30min no próprio posto e entre as participantes haverá sorteio de brindes, inclusive oferecidos pelas cabeleireiras da comunidade.

Contamos a participação de todos, inclusive dos homens. Lembre-se:”quem ama se cuida”.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.