Vereador pede cursos profissionalizantes para o interior de Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/04/2013 - 19h07

Solicitação para que o Executivo Rionegrense viabilize junto às Secretarias Municipais de Ação Social, Educação e de Obras a implantação de cursos profissionalizantes através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego na localidade de Lageado dos Vieiras para atendimento a moradores daquela e de lugares próximos.

O autor da proposição, vereador Landivo Geraldo de Oliveira, destacou que o programa – do Governo Federal é gratuito e voltado a ampliar as possibilidades de formação e educação profissional explorando as potencialidades do ser humano, referenciando desta forma acessibilidade a novas formas de oportunidades.

De acordo com ele a localidade de Lageado dos Vieiras por ser uma região distante da sede do Município, a população fica sem acesso a estes serviços. “Faz-se necessário trabalharmos com a descentralização destes benefícios, disponibilizando as classes diversas onde se encontrem fato que o deslocamento destes até a sede central do Município acaba por gerar gastos e riscos de transporte, por vezes indisponíveis financeiramente aos munícipes”, diz o edil ao tempo que justifica o pedido a disponibilização de qualificação educacional e profissional as diversas classes sociais como trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas portadoras de necessidades especiais e aquelas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra; estudantes matriculados no Ensino Médio das Escolas Públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos; entre outros, como a necessidade de que todos os cidadãos e organizações sejam parceiros e coautores da tarefa de educar, “reivindicando a sua participação como cidadão usuário, a parceria da família e da comunidade”.

O vereador destaca que a educação possui interfaces com as políticas sociais e governamentais. “Assim sendo, a gestão desta política está basicamente articulada e envolvida com os intentos maiores do desenvolvimento social local e com a implantação de cursos de qualificação também no interior do Município, estaremos propiciando maiores condições de desenvolvimento e agregação de rendas também aos moradores do meio rural”, conclui Landivo.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.