No domingo, dia 07 de outubro, os Itaiopolenses terão uma missão especial: escolher quem vai governar o município pelos próximos quatro anos. É uma responsabilidade grande. O voto é responsável por uma saúde de qualidade, educação, cultura, infraestrutura, saneamento básico entre outras coisas.

Em Itaiópolis são 15.639 eleitores aptos a votar. Os jovens com faixa etária entre 16 a 24 anos terão papel importante na decisão da escolha do prefeito (a) do município. São 2.970 jovens aptos a votar. Os que vão votar pela primeira vez somam 360. Esses são jovens com idade de até 17 anos.

Itaiópolis tem 8 mil eleitores do sexo masculino e 7.639 do sexo feminino. Os eleitores idosos também representam uma importante parcela do eleitorado, e esse publico poderá ter importante decisão no momento de escolher o candidato que vai administrar Itaiópolis. São 2.634 idosos acima dos 60 anos, que estão aptos a votar. Para as pessoas com mais de 70 anos o voto é facultativo e só participa do processo se quiser.

A eleição é um momento soberano da democracia. Em Itaiópolis e em todos os municípios da federação serão escolhidos prefeitos (as) e vereadores (as). A mulher tomou parte dos processos eleitorais e a sua participação vem crescendo nos cargos eletivos.

Entretanto, a eleição no Brasil ainda não é totalmente democrática, pois o cidadão é obrigado a votar. Mas, por outro lado, a Justiça Eleitoral concede o direito de escolha para o voto, suprimindo por completo a ditadura, que já fez parte do cenário Brasileiro. Sendo assim, a política no país evoluiu para melhor.

Em Itaiópolis não foi diferente. A eleição para a escolha do prefeito (a) e vereadores (as) até então tem decorrido de forma harmônica, com críticas políticas construtivas e necessárias para a boa formação na opinião do eleitor. Dos três candidatos que disputam no sistema majoritário (para prefeito) todos se expressaram nos meios de comunicação, defendendo suas teses e apresentando seus planos de governo.

O Itaiopolense, com certeza, teve oportunidade de analisar as propostas dos três candidatos e também dos vereadores, seja através do horário gratuito no rádio ou de materiais impressos (planos de governo, santinhos, informativos etc).

Mas cabe alertar os eleitores do município que o voto não tem preço e sim conseqüências. Não se deixe enganar por políticos que tentam comprar o seu voto, oferecendo cestas básicas de alimentação, óculos, dentaduras, dinheiro, vantagens, empregos na Prefeitura entre outros. Isso tudo é feito por políticos corrompidos, que tentam a todo preço conquistar o voto do eleitor para chegar à Câmara ou na Prefeitura.

Jamais pense que todos os políticos são corruptos e não prestam. Existem sim, os bons políticos, que defendem seus ideais e jamais subornam ou deixam subornar. O eleitor em muitas vezes é individualista e acredita que os políticos precisam fazer obras e prestar serviços isolados, ou seja, para beneficiar uma única pessoa. Por outro lado, o eleitor esquece que tudo no município depende da decisão dos bons políticos. As pessoas, por mais que estejam desacreditas na política, são beneficiadas por ela de maneira indireta. Saúde e educação de qualidade, cultura e infraestrutura com boas rodovias e estradas são exemplos de benefícios indiretos da política para a população.

O eleitor deve também, antes de ir às urnas, procurar conhecer o passado dos candidatos, tanto a vereador quanto a prefeito. Observe com atenção o que ele já fez pela população, se é honesto e se tem conhecimento e condições de assumir um cargo eletivo. Uma decisão equivocada do eleitor pode ter conseqüências terríveis durante quatro anos. Portanto, pense bem antes de votar. O voto é secreto e a urna eletrônica é totalmente segura e confiável. Ninguém vai saber em quem você votou. Isso é certeza.

A eleição para vereadores (as) e prefeito (a) em Itaiópolis ocorre neste domingo dia 7 de outubro, das 8 horas da manhã até às 17 horas. A Gazeta de Itaiópolis vai trazer cobertura completa dos resultados em Itaiópolis, na próxima edição.

E não esqueçam: não basta apenas votar ou até mesmo eleger o seu candidato, o voto não acaba ali na urna e sim, estende-se nos próximos 4 anos. Acompanhe, participe e cobre dos eleitos, pois a responsabilidade é nossa, nós eleitores que os colocaremos no executivo e legislativo para trabalhar por nós e fazer uma Itaiópolis melhor!