
O Centro de Atenção Psicossocial de Itaiópolis (CAPS) realizou um belíssimo evento em comemoração ao dia mundial da saúde mental, comemorado no último dia 10 de outubro. O evento aconteceu no Clube 16 de Abril e teve inicio as 13h e 30min. Na ocasião, o CAPS realizou o lançamento oficial para a comunidade Itaiopolense do grupo de dança “Gaúcho Doido”.
Segundo a coordenadora do CAPS de Itaiópolis Franceli Marilú Groskopf, o projeto de dança é mais uma atividade das várias que são desenvolvidas no Centro. Franceli explicou aos presentes que o projeto de dança iniciou em novembro do ano passado. O projeto foi elaborado pela coordenadora com apoio da assistente social Marina Marquetti. Depois de enviado ao Ministério da Saúde o Governo Federal liberou verba de R$ 15 mil, para a execução do projeto. No estado de Santa Catarina apenas nove projetos foram contemplados, incluindo o de Itaiópolis.
Com o dinheiro, o CAPS custeou as despesas do curso de danças gaúchas aos usuários, adquiriu os trajes típicos e realizou a decoração temática para o evento.
De acordo com Franceli, o objetivo é dar continuidade ao projeto. A proposta é realizar apresentações no município e também em outras cidades da região e do Estado. “Já temos uma apresentação agendada para o próximo dia 16 de outubro em Florianópolis”, adiantou à coordenadora.
Durante a tarde houve uma palestra aos participantes do evento. Na ocasião uma funcionária da Secretaria Municipal da Saúde apresentou conceitos de saúde mental. Ela explicou que vários fatores podem contribuir para o desencadeamento de problemas mentais como, por exemplo, durante a gravidez a mãe usar drogas, bebidas alcoólicas, cigarros entre outras.
Na palestra a funcionária também discorreu a respeito dos conceitos de normal e anormal. Ela usou imagens de artistas como problemas mentais que detém grande talento na pintura de quadros, por exemplo. No evento também foram expostos trabalhos manuais que são desenvolvidos pelos próprios usuários do CAPS de Itaiópolis.
Ainda na ocasião, foi apresentado um vídeo com depoimentos dos participantes do grupo de danças, que são usuários do CAPS. Eles relataram que o projeto contribuiu em muito nas suas vidas, para melhor. Para finalizar o evento houve a apresentação do grupo de danças, que é formado por usuários, familiares e funcionários do CAPS. Eles apresentaram várias coreografias de danças gaúchas diferentes estilo como: Bugio, Vaneira, Chote, Dança do Pezinho entre outras. Os integrantes do grupo arrancaram vários aplausos da platéia durante a apresentação. Ao final foi servido delicioso lanche e todos se divertiram numa animada tarde dançante.
